O Grupo Parlamentar do PS realçou, esta segunda-feira, que a estratégia seguida pelo Governo dos Açores para os transportes marítimos está bem delineada e é aquela que se adequa melhor à Região.
A posição foi transmitida pelo Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS, Miguel Costa, à margem dos trabalhos da Comissão de Inquérito ao Transporte Marítimo de Passageiros e Infraestruturas Portuárias, que decorre em Ponta Delgada.
O deputado socialista lembrou que “se o transporte marítimos de passageiros e viaturas existe hoje nos Açores, isso deve-se à coragem e determinação dos Governos Regionais da responsabilidade do PS”.
Miguel Costa destacou a concordância de Carlos Reis, anterior Presidente da Atlânticoline, com a “opção estratégica da Região para adquirir dois navios novos”, tendo aquele responsável assegurado que “foram feitos estudos técnicos e de viabilidade financeira, que chegaram à conclusão que a aquisição de dois navios com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas é a melhor escolha para os Açores”.
O deputado socialista destacou ainda a consonância do anterior presidente da empresa de transportes marítimos com a “fusão entre a Atlânticoline e a Transmaçor”, frisando que a Atlânticoline “é de uma importância extrema para os Açores enquanto região arquipelágica e que tem prestado bons serviços, mantendo o seu equilíbrio financeiro”.
“O que o Grupo Parlamentar do PS lamenta é que possam haver partidos da oposição dispostos a atacar o transporte marítimo de passageiros, particularmente aqueles que enquanto governaram decidiram acabar com o transporte marítimo na Região, pareçam estar simplesmente à procura de algum mediatismo ou ganho político. Esperamos sinceramente que não seja este o caso e que esta comissão se concentre em esclarecer os Açorianos e não em servir de suporte para contendas partidárias”, finalizou Miguel Costa.