Os candidatos do PS/Açores às legislativas de 4 de outubro, João Castro e Mónica Alvernaz, reuniram esta terça-feira com a Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge, num encontro onde defenderam a necessidade da gestão do Mar dos Açores ser encarada de uma forma diferente pelo Governo da República.
O candidato João Castro reiterou a “necessidade de uma postura responsável na gestão partilhada do Mar dos Açores que, face aos problemas identificados, se traduziria em óbvias melhorias dos processos face a uma gestão de proximidade dos problemas e das pessoas”.
“Estas são áreas em que se impõe que o Governo da República altere a sua forma de atuar perante este tipo de problemas, obrigando-se a ter uma postura atuante na sua resolução, quer no plano interno, quer junto das instituições Europeias. Não se pode esquecer, que a gestão partilhada do Mar dos Açores está consagrada na lei e muitas vezes esta realidade tem sido esquecida pelo atual Governo da República, formado pelo PSD e o CDS/PP”, denunciou o candidato.
Por outro lado, o candidato socialista constatou, mais uma vez, desta feita em São Jorge, que “existe a necessidade efetiva de reforçar os meios de segurança e fiscalização do Mar dos Açores, que se revelam manifestamente insuficientes para a realidade açoriana”.
Outro dos aspetos frisados pelo candidato prende-se com a “ausência reiterada” de representantes da República no Conselho Consultivo Regional das Pescas para as Regiões Ultraperiféricas”.
“Esta situação leva a que o Governo da República não se inteire das reais dificuldades do sector das pescas, nomeadamente desta atividade nos Açores. Esta postura é penalizadora do sector, revelando a ausência de quem represente os pescadores e as pescas dos Açores. Esta realidade tem de ser invertida para o bem do setor, não só da Região mas de todo o país”, finalizou João Castro.