O deputado socialista, António Toste Parreira, considerou que o aumento significativo da exportação de novilhos em carcaça é uma “mais-valia” para os produtores de carne e resulta principalmente de um conjunto de investimentos realizados pelo Governo dos Açores.
António Toste Parreira falava, esta terça-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores onde o PS aprovou um projeto que visa a redução do número de incidências de defeitos na qualidade das carcaças de animais abatidos na Região.
“Todas as iniciativas que contribuam para o enriquecimento dos Açores, para a melhoria dos produtores regionais e que acrescentem mais-valias aos produtos são bem-vindas. Graças aos investimentos, a Região exporta carne de qualidade com a envolvência de todos: do Governo dos Açores, da indústria, das associações, das cooperativas de produtores e dos próprios agricultores que têm feito um trabalho fantástico”, explicou o deputado terceirense.
O parlamentar destacou ainda que nos últimos cinco aumento houve um grande aumento de abates de animais para exportação, na ordem dos 30% no caso dos novilhos e de 17% no caso dos vitelões.
“Reconheço o grande investimento feito na Rede Regional de Abate e é de referir que sem esse investimento hoje não era possível o número de abates de animais que se tem verificado”, afirmou Toste Parreira.
Para o deputado socialista, o projeto agora aprovado exige não só possíveis alterações nos matadouros da Região mas também o envolvimento dos produtores de carne que necessitaram de maior informação.
Num mercado cada vez mais aberto e competitivo, os nossos agricultores são uns heróis. Nesta como noutras situações o Grupo Parlamentar do Partido Socialista bem como o Governo dos Açores está e estará sempre empenhado na proteção e melhoria dos produtos regionais”, sintetizou o deputado Toste Parreira.