A candidatura do PS realçou, esta quarta-feira, que o voto no PS é crucial para ajudar a revitalizar a economia na ilha Terceira, uma vez que o PS assume o compromisso de dar seguimento, na República, às ações propostas pelo Governo dos Açores, no âmbito do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT).
Lara Martinho lembrou que o PREIT foi apresentado em janeiro deste ano ao Governo da República, não tendo tido “qualquer ação de concretização, mesmo tendo o Governo da República uma Secretária de Estado oriunda dos Açores, a mesma que podia ter resolvido muitas questões
Lara Martinho explicou que o PREIT tem ações concretas a tomar pelo Governo da República e “não se esgota no aumento da utilização civil da pista das Lajes”, exemplificando com as medidas de “incentivo e captação de novas áreas de negócio e dinamização das infraestruturas existentes, particularmente no concelho da Praia da Vitória.
“Da parte do Governo da República, impõe-se a dinamização do Porto da Praia da Vitória, o reforço das condições de atratividade para o investimento privado na ilha Terceira através de um regime de incentivos e isenções fiscais, que se conjugará com um novo paradigma de incentivos ao investimento, ao fomento e à dinamização da base económica regional. Isto, com o objetivo de criar novas empresas e novos empregos na ilha Terceira”, explicou Lara Martinho.
A candidata do PS vê potencialidades muito interessantes, como a criação do Pólo das Lajes, para além da criação de um “Programa de atração de investimento direto norte-americano para projetos de desenvolvimnento económico estruturante na lIha Terceira”.
Para Lara Martinho, incumbirá também ao Governo da República “apresentar a candidatura da Zona económica especial à Comissão Europeia, proposta no PREIT pelo Governo dos Açores, com o objetivo de garantir a criação de um pacote de incentivos e facilidades aduaneiras para exportações de empresas que se localizem na Praia da Vitória”.
"Estas são medidas defendidas pelo PS e cuja concretização será mais fácil se o Partido Socialista ganhar as eleições do próximo dia 4 de outubro”, garantiu Lara Martinho.