A candidata do PS pela ilha Terceira, Lara Martinho, apresentou esta quinta-feira, 10 motivos pelos quais se deve votar no PS, nas eleições legislativas do próximo domingo, dia 4 de outubro.
Considerando que o cabeça de pista Socialista, Carlos Cesar, tem “provas dadas na defesa dos Açores”. Lara Martinho recordou que “os candidatos do PS não assumiram nenhum compromisso além de defender os Açores na Assembleia da República”.
Referindo-se à Terceira, Lara Martinho assegurou que “os deputados socialistas irão trabalhar para garantir a implementação de todas as medidas do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), previstas para o Governo da República”. A candidata socialista defende uma “maior flexibilização do uso civil da Base das Lajes” e explicou que os deputados do PS irão “propor, junto da Comissão Europeia, a Criação de uma Zona Económica Especial no Porto e Aeroporto da Praia da Vitória”.
A candidata socialista elencou as “dificuldades que a nossa agricultura atravessa devido ao fim das quotas leiteiras e ao embargo da Rússia”, destacando que o “PS assume o compromisso de rever as contribuições para a segurança social para os jovens agricultores e de trabalhar nas compensações pelas dificuldades no preço do leite”.
Para Lara Martinho, o “compromisso claro de defender os que mais necessitam e os idosos tem uma tradução prática na reposição dos cortes que o Governo do PSD fez no Complemento Solidário para Idosos”.
“O PS assume, também, o compromisso de repor a redução salarial dos funcionários públicos, que se encontra em vigor desde o Orçamento do Estado de 2011”, algo que será feito em “dois anos, através da supressão dos cortes salariais em 40% em 2016 e da parte remanescente em 2017; em 2018 iniciaremos o processo de descongelamento das carreiras e de limitação das perdas reais de remuneração dos funcionários da administração pública”, realçou.
Lara Martinho destacou que a “criação de emprego será uma prioridade” e é nesse sentido que o PS propõe “descer a taxa do IVA da restauração, da taxa máxima para a taxa intermédia, que é de 9% nos Açores”.
“O PS irá relançar uma medida ‘SIMPLEX’ com o objetivo de reduzir o tempo e os custos de contexto das empresas, rentabilizando a sua atividade empresarial e irá criar um quadro fiscal que incentive as empresas a reinvestir o seu lucro, com o intuito de gerarem cada vez maior valor acrescentado”, explicou.
“O melhor para os Açores é votar PS”, reiterou Lara Martinho, parafraseando o cabeça de lista da candidatura socialista, Carlos César: “por cada voto feito no Jerónimo ou na Catarina, isso contribuirá para aumentar o sorriso do Pedro e do Paulo; cada voto não atribuído ao PS beneficiará, exclusivamente, a candidatura da coligação da direita, do PSD e do CDS/PP”.