O Grupo Parlamentar do PS frisou, esta quinta-feira, que o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto será ampliado em 2016, tal como já consta da anteproposta do Plano de Investimentos dos Açores para 2016 – estranhando a posição do PSD/Açores sobre esta matéria.
A deputada socialista, Bárbara Chaves, explicou que esta “proposta de ampliação do lar de Santa Maria já se constitui como uma rubrica da anteproposta do Plano e Orçamento dos Açores para 2016, demonstrando que esta era já uma preocupação do Partido Socialista”. A socialista acrescentou que esta proposta “já é do domínio público desde 30 de setembro”, data em que o documento foi “dado a conhecer aos parceiros sociais, no Conselho de Concertação Estratégica da Região Autónoma dos Açores”. Além disso, esclareceu Bárbara Chaves, “na passada terça-feira, o Conselho de Ilha de Santa Maria enviou para os conselheiros do mesmo órgão esta mesma anteproposta, estando agendada uma reunião para o próximo dia 13 de outubro”.
Bárbara Chaves estranhou, por isso, que o deputado do PSD, Paulo Parece, tenha vindo a público, na passada quarta-feira, defender esta mesma ampliação, considerando que “ou o deputado do PSD/Açores agiu de má-fé, ou simplesmente não teve a curiosidade de ler a anteproposta de Plano de Investimentos para 2016, apresentado pelo Governo dos Açores”.
“É muito estranho que o deputado Paulo Parece venha fazer um requerimento à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para saber se a ampliação do lar de Vila do Porto consta do Plano de Investimentos para 2016, quando é isto mesmo que já está previsto; apenas podemos deduzir que o deputado Paulo Parece quer fazer crer que a inclusão dessa rubrica no Plano para 2016 seria um resultado do requerimento que agora apresenta. Infelizmente, o PSD/Açores já nos tem vindo a habituar a este tipo de táticas de guerrilha político-partidária”, lamentou Bárbara Chaves.