Iasalde Nunes apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
50 ANOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO CORVO
Comemorou-se no passado dia 3 de Outubro, os 50 anos de existência da Santa Casa da Misericórdia da Ilha do Corvo.
Fundada em 1965 por um grupo de ilustres Corvinos, teve como seu primeiro provedor, o Padre Eugénio Rita.
A mesma foi fundada com o propósito, de existir um organismo na ilha, que recebesse os apoios da assistência social e os distribuísse pelos mais necessitados.
No entanto em 1980 a mesma cessa a sua atividade, reativando-a novamente em 1986.
Em 1987, o Governo Regional cede à instituição o edifício, onde até à data funcionava a antiga Escola Primaria, com o objetivo de criar 2 valências até então não existentes no Corvo, uma farmácia, e um centro de convívio.
Em 1998 é inaugurada a Creche e Jardim de Infância com o nome de “Planeta Azul”.
Em 1999 inicia-se o Serviço de Apoio ao Domicilio e inaugura-se o Centro de Convívio.
Em 2005, inaugura-se o Lar de Idosos, sendo o seu primeiro utente o Tio Pedro Cepo.
Em 2011 é criado o Brasão da instituição.
Para além de todas estas valências criadas nos últimos anos, prevê-se também, para 2016 a conclusão da requalificação da Creche e a conclusão das obras de beneficiação e aumento do lar de idosos.
A Santa Casa da Misericórdia neste momento dá apoio na Creche e Pré- Escolar a 19 crianças.
No Lar de Idosos, dá apoio a 10 utentes, no Apoio ao Domicilio a 3, e no Centro de Convívio a 26.
É assim pois, uma da mais importantes instituições da ilha, e são poucos os Corvinos, que de alguma forma não utilizaram quer direta, quer indiretamente, os seus serviços.
Para além do apoio social, a mesma é também responsável pela diminuição do desemprego e uma grande ajuda na economia da ilha, empregando de momento 19 funcionários.
Para finalizar, este voto pretende também, congratular, e agradecer a todos os elementos, que ao longo destes anos têm incorporado os órgãos sociais desta instituição de uma forma gratuita, contribuindo desta forma para o sucesso que a mesma tem vindo a alcançar.
Assim, e ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a aprovação do presente voto de congratulação pelos 50 anos de existência da Santa Casa da Misericórdia do Corvo, e que do mesmo seja dado conhecimento à sua direção.
Horta, sala das sessões, 28 de outubro de 2015