Paula Bettencourt apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
A empresa Santa Catarina – Indústria conserveira conquista galardão internacional
No Great Taste Award, realizado em Cardiff, País de Gales, no Reino Unido a empresa Santa Catarina – Indústria Conserveira, S.A., sediada na Calheta em São Jorge, conquistou 2 Estrelas neste importante certame em que participou pela primeira vez com os seus produtos “Filete de atum com sementes de funcho” e ainda com o “Filete de atum em azeite biológico em frasco de vidro”.
O Great Taste realiza-se desde 1994, sendo organizado pelo Guild of Fine Foods e é o reconhecimento de todas as “fine foods” mundiais que é descrito como os Óscares da fina gastronomia.
Em 2015, mais de 400 jurados dos 4 cantos do mundo, reuniram-se em Cardiff, com o apoio do Governo do País de Gales, e numa avaliação em prova cega distinguiram uma centena de produtos fabricados e distribuídos mundialmente. Mais de 10.000 produtos diferentes, desde chocolates a chás, passando por alta charcutaria, confeitaria, conservas ou bebidas, sendo que apenas cerca de 30% dos produtos foram selecionados para o painel final.
A empresa Santa Catarina Indústria Conserveira, S.A., que foi identificada como uma “marca que cria valor acrescentado para o país”, no âmbito do projeto Portugal Inspira, é um dos maiores empregadores da ilha, com cerca de 130 trabalhadores, dos quais cerca de uma centena são mulheres. É uma empresa que privilegia o sabor do mar dos Açores trazendo à nossa mesa o melhor atum, preparado com métodos artesanais usados pelos antigos mestres conserveiros.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista deseja que à empresa Santa Catarina, seus técnicos e funcionários se sintam sempre inspirados pelo passado destes produtos de referência e de excelência, certificados pela natureza, com qualidades devidamente reconhecidas no mercado Nacional e Internacional, e que encontrem sempre caminhos que permitam a inovação e a criação de valor acrescentado num mercado cada vez mais exigente e competitivo, com o objetivo claro de alavancar o desenvolvimento da Ilha de São Jorge, promovendo a sua sustentabilidade socioeconómica e coesão territorial.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário no dia 28 de outubro de 2015, emita o seguinte voto de congratulação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo fato dos produtos jorgenses conquistarem este valioso galardão internacional.
Esta congratulação é extensiva a todos os funcionários, produtos e intervenientes no processo de produção, transformação, certificação e comercialização, que todos os anos dedicam o seu tempo, o seu trabalho e empenho em prol dos seus produtos de excelência certificados pela natureza, mas acima de tudo em prol do desenvolvimento da ilha de São Jorge, transportando os valores de qualidade bem como o compromisso do património histórico, da responsabilidade social e de um pilar assente na sustentabilidade.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à Indústria Conserveira Santa Catarina, à Assembleia Municipal de Velas, à Assembleia Municipal da Calheta.
Horta, 28 de outubro 2015