Ricardo Cabral apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de pesar, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Pesar
Dr. Hermano Chorão de Almeida Lima
O Dr. Hermano Chorão Almeida Lima nasceu na cidade da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, no dia 3 de março de 1933.
Frequentou o Liceu Antero de Quental, em Ponta Delgada, e licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1957.
Iniciou o estágio na especialidade de otorrinolaringologia, no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, tendo efetuado concurso para o internato nos Hospitais Americanos, sendo bolseiro da Fundação Luso Americana - Fullbright Scholarship.
Foi interno geral no S. Lucas Hospital New Bedford e médico residente, em otorrinolaringologia, no Brooklyn Eye and Ear, em Nova YorK. Estagiou na Chevalier Jackson Clinic, em Philadelphia, e especialista reconhecido pela Ordem dos Médicos.
O Dr. Almeida Lima, especialista de referência nacional em otorrinolaringologia regressa a Ponta Delgada em julho de 1965, e desde 1966, foi diretor do Serviço, no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada até 2003, ano em que se aposentou, tendo a partir de então continuado a exercer funções públicas, em regime de prestação de serviços a tempo parcial, até maio de 2015.
Faleceu, no passado dia 27 de Junho, com 82 anos de idade.
O Dr. Hermano Chorão de Almeida Lima, distinto médico otorrinolaringologista, ao longo da sua vida foi de uma dedicação entrega e humanismo irrepreensíveis para todos os Açorianos que a ele recorreram e foram tratados, como se impõe enaltecer o grande contributo que deu para o avanço dos cuidados de saúde na Região Autónoma dos Açores.
O Dr. Almeida Lima foi um profissional de saúde de elevada competência, teve uma brilhante carreira dedicada ao bem público, sempre com um grande empenhamento na resolução dos problemas dos seus doentes.
O Dr. Almeida Lima foi o grande impulsionador das Jornadas Açorianas de Otorrinolaringologia.
A esta especialidade dedicou toda a sua vida, sendo durante vários anos, o único médico a exercer esta especialidade em Ponta Delgada.
Impõe-se referir, o contributo dado em prol da formação de muitos médicos internos da especialidade, hoje, reconhecidos médicos otorrinolaringologistas, não só pelos conhecimentos e experiência transmitidos, como pela disponibilidade, carinho e bonomia com que o fazia.
Alcançou e grangeou o respeito e o reconhecimento público pela sua competência e pela sua perene dedicação à profissão.
Foi distinguido pelo Senhor Presidente da República, com a Comenda de Grande Oficial da Ordem do Mérito, em 1996.
Foi condecorado com a Insígnia Autonómica de Mérito Profissional, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em 2014.
Recebeu a Distinção Honorífica de Mérito Profissional, com a atribuição do Diploma de Reconhecimento Municipal pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, em Abril passado, por ocasião da cerimónia comemorativa de elevação de Ponta Delgada a cidade.
O seu profissionalismo e os cargos exercidos no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada foram determinantes para o progresso da Saúde, na Região Autónoma dos Açores.
Manifestando o nosso profundo pesar e pelas razões expressas anteriormente, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida na sessão plenária de outubro de 2015, e nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, a aprovação do Voto de Pesar pelo falecimento do Distinto Médico Dr. Almeida Lima, e que este voto seja dado conhecimento à sua Família, à Administração do Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e à Secção Regional dos Açores, da Ordem dos Médicos.
Horta, Sala das Sessões, 28 de outubro de 2015