O Grupo Parlamentar do Partido Socialista valorizou esta quarta-feira os resultados obtidos pelo Turismo, lembrando que foram os governos do PS que consolidaram de uma forma crescente o setor, fazendo com que este contribuísse ainda mais para a economia regional.
André Bradford destacou os principais indicadores do turismo dos Açores no parlamento regional, durante o debate do Plano de Orçamento para 2016.
“A evolução do turismo como setor económico essencial na Região é um processo de longo alcance, que ganhou corpo com os governos do PS e que, com um ou outro período de menor fulgor, se vem consolidando de forma crescente. Nunca consideramos que se tratava de um dado adquirido. É antes um processo em curso, que exige uma parceria muito estreita com os agentes do setor e uma noção muito clara do papel do Governo enquanto agente facilitador e de estímulo de um negócio, que é sobretudo feito por privados”, explicou o parlamentar socialista.
Numa fase de crescimento, André Bradford destacou como positivo o facto do Governo dos Açores “assumir como prioridade o acompanhamento dos agentes do setor e a procura constante de soluções que respondam aos anseios e legítimas necessidades dos empresários turísticos”.
“A valorização dos produtos natureza e mar, que o Plano assume como prioritários, estabelece os princípios orientadores para os quais se deve dirigir o esforço conjugado das entidades públicas e dos agentes das atividades associadas ao setor, de modo a que se aprofunde o nosso posicionamento enquanto destino ecoturístico, aproveitando as vantagens dadas e preservadas”, afirmou o deputado.
Para André Bradford é essencial que o setor do turismo se torne “cada vez mais contributivo para a economia açoriana e para a criação de empregos”.
“O esforço realizado pelo Governo dos Açores, nos últimos anos, só terá valido a pena se o Turismo se constituir na prática como uma ferramenta que permita aos Açores gerar mais valor, com implicações diretas na melhoria dos rendimentos e da vida dos Açorianos”, concluiu André Bradford.