O Grupo Parlamentar do Partido Socialista realçou esta quinta-feira que o Governo dos Açores continua a sua aposta na vertente ambiental investindo nesta área, em 2016, mais de 20 milhões de euros.
O valor foi realçado por José Contente na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, durante a discussão do Plano e Orçamento para 2016.
“O Plano de Investimentos para o próximo ano prevê um aumento de dotação para a recuperação das espécies de habitat, bem como um investimento crescente na requalificação da rede hidrográfica”, salientou o deputado socialista.
Para José Contente, o trabalho dos Governos do Partido Socialista já está a produzir resultados, tendo o socialista dado o exemplo da “descida do índice trófico das Lagoas das Furnas e das Sete Cidades, que tem vindo a melhorar de uma forma significativa como se comprova com as análises que são frequentemente realizadas”.
O deputado socialista acrescentou ainda que “os Açores já alcançaram metade das metas da reciclagem previstas, demonstrando assim o esforço que tem sido feito, em conjunto com os Açorianos”.
José Contente explicou “o Plano de Investimentos para 2016 dá corpo à conclusão de alguns projetos já iniciados como é o caso da Rede dos Centros Ambientais e do alargamento a todas as ilhas do arquipélago da Rede Meteorológica, com mais de 99 estações. É também de assinalar o reforço, já em 2016, do programa eco-freguesias”.
“Não se compreende a permanente perspetiva negativa de partidos aos quais se aplica a ideia de que é mais fácil cindir um átomo do que acabar com os preconceitos partidários injustificados”, lamentou José Contente.