O Grupo Parlamentar do Partido Socialista considerou, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que os Açores têm ganho notoriedade com a sua presença fora do arquipélago, a nível europeu e na diáspora.
A posição foi defendida por José San-Bento, esta quinta-feira, durante o debate do Plano e Orçamento para 2016, na cidade da Horta.
“O Partido Socialista tem como um dos imperativos no seu programa do Governo a necessidade da Região ter uma presença forte e ativa em todos os fóruns europeus, onde a Região tem participação institucional”, afirmou o deputado socialista, acrescentando que esse esforço tem resultado numa “maior capacidade de influenciar a construção europeia, e isso é da maior importância não só para a defesa do estatuto das Regiões Ultraperiféricas mas também para defendermos os nossos interesses e assim obtermos vantagens nos mais diversos domínios”.
Segundo José San-Bento, a nível Europeu “esse trabalho tem tido repercussões muito relevantes nos apoios que a Região recebe, não só a nível financeiro, mas também através da adequação dos regulamentos comunitários às particularidades da nossa economia regional”.
O deputado socialista salientou, por outro lado, o papel que as “Casas dos Açores têm adquirido, transformando-se em verdadeiras embaixadas dos Açores, onde para além de iniciativas de natureza cultural se faz a promoção económica da Região ao nível das exportações e do turismo”.
“Nós constatamos com grande orgulho que a nossa Diáspora está a revelar um enorme dinamismo e uma capacidade de afirmar os interesses dos Açores”, sublinhou o vice-presidente da bancada socialista.
No âmbito da discussão a propósito das relações externas, José San-Bento concluiu reafirmando a posição do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na defesa da Base das Lajes e dos seus trabalhadores, processo que, no seu entender, não foi corretamente conduzido pelo anterior Governo da República.
“A tomada de posse de um novo Governo na República abre novas oportunidades. Nós acreditamos que o novo Governo do PS terá a capacidade de corrigir o posicionamento em relação ao Dossiê das Lajes e se não o fizer o Partido Socialista dos Açores estará aqui para exigir isso. Fizemo-lo com o Governo do PSD e do CDS/PP e faremos com o Governo do PS porque o nosso compromisso é com a defesa da Base das Lajes e dos seus trabalhadores”, finalizou o deputado José San-Bento.