Graça Silva apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
A 11 de novembro passado, na Fundação Champalimaud, um nome açoriano era galardoado com o prestigiadíssimo Prémio Cientifico IBM referente ao ano de 2014: Ricardo da Silveira Cabral, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico, doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo programa conjunto do Instituto Superior Técnico e da Carnegie Mellon University (CMU), dos Estados Unidos da América, no âmbito do programa CMU Portugal, via assim reconhecido o trabalho desenvolvido na sua tese de doutoramento “Unificação de modelos low-rank para problemas de aprendizagem visual”.
O trabalho premiado insere-se na área da visão computacional com grande impacto em aplicações nas áreas da robótica, arquitetura, realidade virtual, navegação e mapeamento do território. Foram preponderantes a qualidade e o rigor matemático da sua tese, bem como o potencial já demostrado na aplicação em problemas de classificação de objetos em imagens com pouca supervisão. Contou com a orientação científica dos professores João Paulo Costeira e Alexandre Bernardino do Instituto Superior Técnico, e do professor Fernando De La Torre da CMU.
É de salientar que o Prémio Cientifico IBM tem como objetivo distinguir o contributo de trabalhos de Investigação para o desenvolvimento das Ciências da Computação e das Tecnologias da Informação em Portugal, que celebrou nesta edição os seus 25 anos, e é já considerado o maior galardão nesta área em Portugal.
Refira-se que Ricardo Cabral trabalha atualmente na Apple, depois de uma passagem pela Google, onde ajudou na criação do Indoor Maps.
Para além da alegria enorme com que recebemos sempre a notícia de um açoriano reconhecido pelo seu trabalho, em qualquer domínio do saber, é absolutamente prestigiante, para todos nós, que um nome destas ilhas ganhe, no mundo científico e ao mais alto nível, uma notoriedade desta dimensão.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprove este voto de congratulação a Ricardo Cabral, pelo Prémio Científico IBM que lhe foi atribuído, e que dele seja dado conhecimento ao próprio, bem como ao Instituto Superior Técnico e à Carnegie Mellon University.
Horta, sala das sessões, 10 de Dezembro de 2015
Os Deputados