Lúcio Rodrigues apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
Pela passagem do 25.º aniversário do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul
A 23 de outubro de 1990 foi fundado, no Faial, o Clube Independente de Atletismo Ilha Azul.
Fernando Santos, António Gonçalves, Roberto Terra, Edmundo Botelho, Luís Rosa, Luís Pereira, Maria de Fátima Santos, Maria Domitília Rosa, Elsa Matos, Edite Rosa e Luís Vieira são os nomes que estarão sempre associados ao nascimento deste clube no concelho da Horta.
Com o objetivo inicial de dar resposta a uma necessidade que havia, a de constituir um clube dedicado ao atletismo, o CIAIA tem ao longo das últimas décadas cumprido este propósito, contanto atualmente com uma média de 100 atletas, dos quais cerca de 70 pertencem aos escalões de formação de atletismo.
Hoje em dia, o Clube tem como principais modalidades o atletismo e o trail running. Esta última seção é a mais recente do CIAIA e surgiu na sequência do crescimento que houve do número de praticantes de trail na ilha do Faial.
Esta vertente tem sido igualmente, nos últimos anos, uma verdadeira aposta do Clube que participa ativamente na organização de provas de nível internacional como é o caso do Azores Trail Run que no passado mês de Maio reuniu na ilha do Faial cerca de 500 atletas.
Recentemente, o CIAIA organizou a primeira edição do Triangle Adventure, que percorreu trilhos de São Jorge, Pico e Faial, numa iniciativa que contou com o apoio do Governo dos Açores, da Associação de Municípios do Triângulo, da SATA e da Atlânticoline, bem como dos Parques Naturais das referidas ilhas.
No atletismo, o palmarés do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul foi sendo construído ao longo dos anos com a conquista de vários títulos regionais e nacionais quer a nível individual quer a nível coletivo.
Entre os títulos nacionais, destaque para os títulos conquistados pelos atletas Márcio Lima, Daniela Luz e Susana Goulart no salto em altura, Tony Rosa e João Amaro no lançamento do Disco, Ana Naia e Dionísio Ventura na Marcha, entre outros.
O CIAIA alcançou ainda pódios nacionais nas modalidades de lançamento do martelo e lançamento do disco. Para além destes resultados, o Clube faialense foi campeão nacional de Salto em Altura em Sala, Bicampeão Nacional de Clubes em seniores masculinos da 3.ª divisão nacional e Vice-campeão de Clubes em seniores masculinos da 2.ª divisão nacional.
Por fim, uma referência ainda à presença na final da 1.ª divisão de clubes em seniores masculinos bem como em duas Taças do Mundo de Marcha e em dois campeonatos do Mundo de Marcha.
Ao passar 25 anos do surgimento deste clube, merecem o nosso reconhecimento todos os atletas, treinadores, sócios e dirigentes que têm defendido e corrido com este emblema na camisola. A história do CIAIA faz-se a partir do esforço de cada um deste elementos que em pista ou em trilhos tudo fazem pelo melhor.
Pelas participações em provas regionais e nacionais, o Clube Independente de Atletismo Ilha Azul tem sido mais um dos importantes divulgadores da ilha do Faial e do arquipélago dos Açores.
Por fim, o Clube Independente de Atletismo da Ilha Azul tem sido mais uma das instituições que promovem, no Faial, a formação pessoal e desportiva de centenas de crianças e jovens que nos últimos 25 anos marcaram presença nas linhas de partida, trabalho que merece da nossa parte todo o reconhecimento, na altura em que o Clube festeja as suas bodas de prata.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um voto de congratulação pela passagem do 25.º aniversário do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul.
Que deste Voto seja dado conhecimento aos órgãos do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, à Associação de Desportos da Ilha do Faial e à Federação Portuguesa de Atletismo.
Assembleia Legislativa da Região Autónoma do Açores
Horta, 10 de dezembro de 2015
Os Deputados