André Rodrigues apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Bodas de Ouro do Grupo Desportivo Velense
O Grupo Desportivo Velense, fundado a 1 de Janeiro de 1966 por um grupo de amigos apaixonados pelo desporto, nomeadamente pelo futebol, celebrou no passado dia 1 de Janeiro de 2016, 50 anos de vida dedicados ao serviço do desporto e da comunidade Jorgense.
Na fase inicial da sua vida, o Grupo Desportivo Velense viveu intimamente ligado à Casa de Povo de Velas que lhe forneceu as condições necessárias para o início da sua atividade, começando por participar em torneios e jogos particulares. Posteriormente no ano de 1967, participou no primeiro “Torneio de Preparação” e no primeiro “Campeonato de Ilha de São Jorge”, conquistando os seus dois primeiros títulos, começando desde muito cedo, a escrever a sua história de triunfos e hegemonia no futebol Jorgense.
Com o passar dos tempos, com a expansão do futebol federado e com a chegada do associativismo à ilha de São Jorge, o Grupo Desportivo Velense elaborou os seus estatutos a 14 de Julho de 1983 e filia-se a 18 de Outubro do mesmo ano na Associação de Futebol de Angra de Heroísmo, tendo conquistado logo na primeira época de provas oficiais, a “Taça de Ilha de São Jorge” e a “Taça Associação” apurando-se para participar nas eliminatórias da Taça da Ilha Terceira.
Na época de 1986/87, para além da conquista de todas as provas a nível de Ilha, conquista o título de Campeão da Associação de Futebol de Angra de Heroísmo, sendo o primeiro clube de São Jorge a representar esta associação na “Taça dos Clubes Campeões Açorianos”.
No dia 1 de Janeiro de 1991, na data em que celebrou as suas Bodas de Prata, inaugurou a sua Sede Social na Avenida do Livramento que permitiu, por um lado, aumentar o desenvolvimento de atividades recreativas e culturais, e por outro, dar sustentabilidade do seu projeto desportivo. No dia 11 de Junho de 1992 recebe o estatuto de Instituição de Utilidade Pública.
Na época de 1993/94, ano em que não existiu provas organizadas pela Associação de Futebol de Angra de Heroísmo na Ilha de São Jorge, sagra-se Campeão Nacional de INATEL, no Estádio 1º de Maio, em Lisboa, no dia 12 de Junho de 1994.
Na época de 2001/2002 sagrar-se novamente Campeão da Associação de Futebol de Angra de Heroísmo, mas desta vez com a consequente subida à Série Açores, onde permanece por quatro épocas. Por último, referir ainda a conquista da Taça da Associação de Futebol de Angra de Heroísmo na época de 2006/2007.
O Grupo Desportivo Velense é o clube de futebol mais premiado da Ilha de São Jorge e ao longo da sua história sempre honrou e prestigiou o seu nome, o seu emblema, os seus fundadores, os seus sócios e simpatizantes, bem como o nome da sua terra que o viu nascer.
Atualmente possuí equipa de Infantis e de Juvenis nos escalões de formação de futebol masculino, e equipa de futebol masculino Sénior, que na última época, 2014/2015, venceu as três provas realizadas na Ilha de São Jorge pela Associação de Futebol de Angra de Heroísmo, continuado a inscrever títulos nos seus 50 anos de história vitoriosa e gloriosa.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista deseja que a atual direção, dirigentes, técnicos, atletas, sócios e simpatizantes do Clube se sintam sempre inspirados pelo passado deste grande clube Jorgense, e que encontrem sempre motivação e força para continuarem este legado no desenvolvimento desportivo e cultural da Ilha de São Jorge.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário do dia 13 de Janeiro de 2016, emita o seguinte voto de congratulação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo facto do Grupo Desportivo Velense ter celebrado as suas bodas de ouro no dia 1 de Janeiro de 2016.
Esta congratulação é extensiva a todos os atletas, técnicos, dirigentes e sócios que ao longo destes últimos 50 anos dedicaram o seu tempo, o seu trabalho e empenho em prol da sua coletividade, mas acima de tudo em prol do desenvolvimento desportivo e cultural da Ilha de São Jorge.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento ao Clube e à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.
Horta, 13 de janeiro de 2016.
Os Deputados