Cecília Pavão apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de pesar, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Pesar pelo falecimento de Jaime Botelho Vasconcelos
Faleceu, no passado dia 8 de setembro, no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, Jaime Botelho Vasconcelos.
Nasceu a 29 de janeiro de 1945, no solar do seu antepassado Manuel António de Vasconcelos, fundador do Açoriano Oriental, na freguesia do Pilar da Bretanha. Aí cresceu e fez a instrução primária, deixando a sua terra natal aos 10 anos de idade rumo ao Seminário da Congregação do Espírito Santo, em Braga.
Após completar o noviciado, Jaime Botelho Vasconcelos foi aluno da Universidade de Coimbra do Curso de História durante dois anos. Regressou a S. Miguel e integrou o Exército como voluntário.
Viria a ser destacado para a Guiné onde permaneceu 27 longos meses.
Foi professor de francês na Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada e funcionário da MICOL – Sociedade Micaelense de Construções, Lda.
Destacou-se profissionalmente no Centro Nacional do Emprego, criado no início dos anos de 1970 e posteriormente como Adjunto na Escola Profissional dos Açores, hoje Escola Profissional de Capelas, onde trabalhou até à aposentação.
Pelo Partido Social Democrata, foi Presidente da Junta de Freguesia da Bretanha, que compreendia Ajuda e Pilar, hoje freguesias separadas. Trabalhou com dedicação pela sua terra, empenhando-se, com êxito, no processo de asfaltagem do chamado Caminho de Baixo do Pilar, até então de terra batida. Viria ainda a ser o primeiro Presidente da Assembleia da recém-criada Freguesia do Pilar da Bretanha.
O desaparecimento de Jaime Botelho Vasconcelos deixa mais pobre esta pequena freguesia que teimosamente escolheu como lar permanente. Homem culto, amante da caça, da música e da leitura, dinamizou, em colaboração estreita com a paróquia, o grupo coral e muitas outras atividades relacionadas com a cultura do Pilar.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um voto de pesar pelo falecimento de Jaime Botelho Vasconcelos.
Do presente voto deve ser dado conhecimento à família e à Junta de Freguesia do Pilar da Bretanha.
Horta, Sala das Sessões, 12 de janeiro de 2016
Os Deputados,