O deputado socialista José Contente chamou esta quarta-feira a atenção para os números já atingidos na Região ao nível de reutilização e reciclagem de resíduos, realçando que demonstram que está “em marcha um processo construtivo e positivo”.
A posição do Grupo Parlamentar do Partido Socialista foi assumida aquando da aprovação do Plano Estratégico de Prevenção e Gestão e Resíduos dos Açores (PEPGRA).
“O Governo dos Açores apresenta uma política integrada que está a seguir a sua marcha e o seu desenvolvimento, dando à Região o estatuto neste momento, já em dois concelhos, de exemplo nacional”, constatou o parlamentar socialista.
José Contente destacou o acréscimo que se registou na reciclagem no arquipélago comparando os anos de 2014 e 2015, dando como exemplo “o crescimento de 23% na quantidade de plástico recolhido, de 8% de papel e cartão e de 6% no vidro”.
“O caminho atual é muito mais positivo do que foi pintado pela oposição. O facto deste Governo dos Açores ter já atingido metade das metas inscritas para 2020, para reutilização e reciclagem, só com dois centros de processamento de resíduos é muito positivo”, realça o parlamentar do PS.
Para José Contente, esta realidade é assumida não só na Região mas merece reconhecimento quer por parte da “Sociedade Ponto Verde”, quer “por outras organizações internacionais e revistas científicas, que elogiam com grande intensidade o estado do ambiente na Região”.
“O Governo dos Açores tem um plano de prevenção que acrescenta ao plano já existente e isso deve ser elogiado Se o Governo dos Açores da responsabilidade do PS tinha um plano e verificou que havia outras medidas que deviam ser introduzidas para melhorar o estado ambiental da Região, fê-lo muito bem, de uma forma séria e consistente, em todas as ilhas dos Açores”, concluiu José Contente.
Intervenção José Contente