O Grupo Parlamentar do PS, na voz do deputado Manuel Pereira, rejeitou este domingo as críticas tecidas pelo deputado do PSD, Luís Maurício, acerca do funcionamento da Unidade de Saúde de Ilha das Flores, realçando que o social-democrata revelou “um confrangedor desconhecimento dos cuidados de saúde na ilha das Flores”.
Manuel Pereira destacou o que, nos últimos tempos, verificou-se uma “substancial melhoria nos cuidados de saúde prestados aos Florentinos, com a Unidade de Saúde de Ilha a proporcionar consultas em diversas especialidades.
O deputado socialista frisou que houve uma “recuperação efetiva no número de consultas de especialidades e um aumento significativo de consultas de especialidades na Unidade de Saúde das Flores.
Manuel Pereira destacou a “desorientação e o desconhecimento da realidade Florentina por parte do PSD”, quando aquele partido reclama a “deslocação semanal de um médico de Medicina Geral e Familiar ao Posto de saúde das Lajes”, ignorando que “isso já acontece, inclusivamente com deslocações a todas as freguesias, uma vez que a Unidade de Saúde das Flores possui um posto móvel”.
No âmbito da prevenção, Manuel Pereira realçou que “já foi iniciado em todas as freguesias das Flores o rastreio do Programa de Hipertensão e Diabetes, com deslocação de uma equipa composta por um enfermeiro, nutricionista, médica dentista e psicóloga”, prevendo-se para breve o arranque do rastreio do cancro do cólon, como anunciou recentemente o Presidente do Governo dos Açores.
“Neste momento decorrem obras para instalação de uma cadeira de dentista no Posto das Lajes; com esta medida, o Posto de Saúde das Lajes terá valências que nunca teve e isso orgulha o PS. Reconhecemos que, por vezes, nem tudo corre como gostaríamos ou ambicionávamos. Mas orgulhamo-nos do nosso património e trabalhamos todos os dias para fazer mais e melhor pela saúde de todos. Os Florentinos podem sentir-se tranquilos e não dar grande atenção ao alarmismo que o PSD pretende criar, em ano de eleições”, concluiu o deputado do PS, Manuel Pereira.
Declarações de Manuel Pereira