O Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República votou favoravelmente, esta sexta-feira, a majoração de apoios sociais nas Regiões Autónomas, concretamente nos apoios que concernem à proteção social na maternidade, paternidade e adoção.
Os deputados socialistas eleitos pelos Açores – Carlos César, Lara Martinho e João Castro – destacaram a “evidente diferença deste governo, quando comparado com o anterior, que mais uma vez demonstra não apenas grande sensibilidade social, mas também um olhar distinto sobre aquilo que são as diferenças do custo de vida nas regiões autónomas, decorrente da insularidade”.
Na prática, explicam os deputados do PS/Açores, a medida irá permitir uma majoração de 2% nestes apoios face aos valores praticados no continente.
São enquadrados nesta medida os subsídios por assistência a filho, assistência a filho com deficiência/doença crónica, adoção, interrupção da gravidez, parental alargado, parental inicial, risco clínico durante a gravidez e subsídios por riscos específicos.
Estima-se que, em 2016, esta medida abranja cerca de 8400 Açorianos.