Os três deputados do PS/Açores, na Assembleia da República, questionaram o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, sobre a negociação com a companhia aérea low cost Ryanair para voar de e para a ilha Terceira e sobre a possibilidade do Turismo de Portugal contribuir para esse acordo.
A Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS, Lara Martinho, lembrou que “em setembro do ano passado, o presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, deu a conhecer que a sua proposta de voar para a Terceira tinha sido recusada sem que o anterior Governo desse qualquer explicação”.
A possibilidade de abrir a Terceira aos voos de baixo custo “voltou a ser reforçada hoje, 16 de fevereiro, pelo diretor de marketing da Ryanair” salientou a deputada, acrescentando que “Kenny Jacobs falou de conversas com as autoridades sobre a possibilidade da companhia voar de e para a Terceira mas que isso dependia de um acordo com a República”.
Preocupada com os constrangimentos decorrentes da redução dos efetivos militares e civis norte-americanos na Base das Lajes, Lara Martinho, considera que “o impacto da companhia low cost para o turismo da ilha Terceira será muito positivo”.