Benilde Oliveira apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação pela conquista do Título de Campeão Mundial de Ornitologia por Emanuel Medeiros
É povoacense, chama-se Emanuel Medeiros e é o novo Campeão do Mundo de Ornitologia.
As provas de ornitologia consistem na criação e exposição de aves selecionadas, reproduzidas em cativeiro que, em competição, são sujeitas a votação por um júri altamente especializado.
Emanuel Medeiros é Natural do Concelho da Povoação, filho de Júlio e Graça Medeiros e conquistou recentemente o título de Campeão do Mundo, no 64º Campeonato Mundial de Ornitologia, que se realizou no passado mês de janeiro, na Exponor, em Matosinhos. Fê-lo numa competição onde estiveram reunidos alguns dos melhores criadores de aves do planeta, competindo com cerca de 23 mil aves.
O jovem Povoacense já participou por múltiplas vezes em campeonatos de ilha, interilhas, inter-arquipélagos, nacionais e internacionais, contando já com um palmarés diversificado. Num Campeonato de ilha, em 2013, levou 22 aves a concurso e obteve 21 prémios, tendo conseguido inclusivamente obter o título de “BEST IN SHOW”, atribuído às melhores aves de cada classe. Nesse mesmo ano viria a ter duas aves premiadas com o título nacional, em Guimarães, no 68º Campeonato nacional de Ornitologia.
Em 2014, participou no campeonato interilhas realizado na Ribeira Grande, onde obteve a maioria dos prémios nas classes onde participou e, mais uma vez, teve uma ave sua considerada como “BEST IN SHOW”. Um mês depois participou no 69º Campeonato Ornitológico Nacional, em Torres Vedras e tornou-se uma vez mais Campeão e Vice-campeão de Portugal.
Emanuel Medeiros faz criação de aves conhecidas como ‘Love Birds’, originárias do continente Africano, das quais existem 9 espécies, cada uma com as suas características.
Atualmente tem cerca de 70 aves, mas já chegou a ter mais de 120.
Aqueles que o conhecem sabem que é um apaixonado pela sua arte e demonstra um grande conhecimento nesta área, sendo cada vez mais reconhecido na Região, a nível nacional e internacional.
Emanuel Medeiros partilhou este título também com os Povoacenses, como forma de incentivar os jovens para que se empenhem em tudo aquilo que façam. “Todos podemos chegar mais longe, basta acreditar”, realçou o jovem de 33 anos, professor de formação.
A um jornal da sua terra, Emanuel Medeiros não escondeu a sua felicidade, afirmando sentir-se “feliz por ter trazido este título para São Miguel e para os Açores”, acrescentando que “muitos dos criadores do mundo estão agora no mapa a procurar onde fica São Miguel”.
Emanuel Medeiros tem esta paixão pelas aves desde os seus 15 anos de idade e – pelo percurso que tem evidenciado e pela vontade que demonstra - estamos certos de que conseguirá ainda mais conquistas, quer para si, quer para a Região.
Emanuel Medeiros é um exemplo de que quando gostamos de algo, quando temos força de vontade e capacidade de empreendedorismo, viver nos Açores não é impeditivo de ombrear com os melhores do mundo; muito pelo contrário: pode até ser uma vantagem.
Assim, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, nos termos regimentais aplicáveis, propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário, emita o seguinte voto:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo título de Campeão Mundial de Ornitologia obtido por Emanuel Medeiros, que se constitui como um exemplo Açoriano de determinação e dedicação aquela que a sua atividade de eleição, a ornitologia”.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento ao próprio, à Câmara Municipal da Povoação, à Associação de Avicultores de S. Miguel, ao Laboratório de Ornitologia dos Açores e à delegação regional da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.