O GPPS realiza nos próximos dias 29 de Fevereiro e 1 de Março Jornadas Parlamentares, na cidade da Ribeira Grande.
As referidas jornadas serão dedicadas ao setor das pescas e à valorização do trabalho desenvolvido por algumas indústrias regionais, no caso o leite e derivados, o chá e os licores, entre outros produtos.
Na próxima segunda-feira haverá uma sessão de trabalho no Clube Naval de Rabo de Peixe, com abertura às 15:00, seguida de debate que contará com a presença de dirigentes da Federação das Pescas, da Porto de Abrigo, do Sindicato Livre dos Pescadores, o Diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas e o Secretário Regional do Mar.
Segue se uma visita ao Porto de Rabo de Peixe e contactos com os pescadores locais.
No dia seguinte, os parlamentares socialistas dedicam o dia a visitar algumas indústrias da Ribeira Grande, nomeadamente a Insulac, a fábrica de licores Eduardo Ferreira e a Fábrica de Chá Gorreana.
Segundo Berto Messias, líder parlamentar socialista, "desenvolvemos estas jornadas para abordar com os responsáveis do sector os desafios do futuro das pescas dos Açores, ouvindo as suas preocupações e debatendo com eles quais os caminhos que devem ser assumidos nas políticas públicas nesta área."
"No segundo dia de trabalhos visitaremos várias indústrias em várias áreas que julgamos serem fundamentais para melhorar as dinâmicas econômicas da Região, como é o caso da transformação no leite, dos licores e do chá, valorizando a produção local e os produtos que dão um contributo muito importante para uma produção diferenciada e de qualidade", defende Berto Messias.
"Há muito trabalho feito mas reconhecemos que há ainda muito trabalho a fazer e os sectores que abordaremos nestas jornadas são centrais para o futuro da Região", sublinhou Berto Messias.