O Grupo Parlamentar do PS destacou esta terça-feira que o ensino pré-escolar da ilha do Corvo é acessível e de grande qualidade, não fazendo muito sentido a proposta do PPM para introduzir o ensino pré-escolar na Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira.
A posição foi defendida pelo deputado Iasalde Nunes, que falava no plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que decorre esta semana na cidade da Horta.
O deputado socialista lembrou que o ensino pré-escolar é “ministrado no jardim de infância ‘O Planeta Azul’, pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Corvo” há “vários anos com qualidade e eficácia, por um grupo de funcionários competentes formados para o efeito e com instalações em boas condições”.
Iasalde Nunes reconheceu que o número de crianças tem aumentado no último ano na ilha do Corvo, principalmente “devido à deslocação de alguns profissionais para a ilha, nomeadamente professores que optaram por levar consigo as suas famílias”, recordando que eventuais insuficiências serão colmatadas a muito breve trecho, “com o arranque das obras de requalificação da creche”.
O deputado socialista explicou que as obras na creche e no lar de idosos “só ainda não iniciaram porque a nova direção da Santa Casa da Misericórdia do Corvo decidiu rever os projetos”.
“No entender do PS, não é justificável duplicar valências sem necessidade, numa altura em que se pretende uma interajuda e um aproveitamento de instalações, entre todas as instituições nos Açores. Os pais Corvinos são por natureza exigentes e querem sempre o melhor para os seus filhos. E o que é certo é que, graças às opções estratégicas do Governo dos Açores, temos na nossa ilha um ensino pré-escolar acessível e de grande qualidade”, finalizou o deputado do PS, Iasalde Nunes.