O Grupo Parlamentar do PS destacou esta quarta-feira a qualidade nutricional e a adequação das refeições servidas nos refeitórios escolares dos Açores.
A posição foi defendida por Nuno Meneses, que falava na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta.
Intervindo no âmbito de um voto de protesto do BE, o deputado socialista realçou que existem “regras bem definidas pela tutela para este tipo de serviço”, nomeadamente “através de um manual orientador dos refeitórios e dos cadernos de encargos entregues à empresas concessionárias”, onde “constam todas as premissas e obrigações, no que toca ao quadro da qualidade nutricional das refeições escolares”.
Nuno Meneses considera que a “opção dos alunos pelo refeitório é vantajosa a todos os níveis, quer do ponto de vista nutricional, quer do ponto de vista energético” e frisou que a maior parte das escolas da Região “já foi alvo de vistorias este ano letivo, tendo sido detetadas anomalias apenas na EBI Canto da Maia, que já foram entretanto resolvidas”.
O parlamentar do PS explicou que estas vistorias aos refeitórios são feitas “de surpresa”, uma prática habitual “há vários anos”.
“A comunidade escolar e todos os Açorianos podem confiar que as refeições servidas nas cantinas escolares da nossa Região continuam a ser de grande qualidade e a melhor solução para um desenvolvimento equilibrado dos nossos jovens”, assegurou Nuno Meneses.