Pedro Moura apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de pesar, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE PESAR
FALECIMENTO DE HEITOR DE SOUSA
Morreu na madrugada de domingo, na cidade de Fall River, nos EUA, que ao longo de dezenas de anos se envolveu em ações de caracter cívico e não só que muito dinamizaram e ajudaram a afirmar na Nova Inglaterra a comunidade Açoriana ali residente.
Das várias iniciativas de Heitor Sousa, sem dúvida que a criação das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, foi a que mais se notabilizou com a grande projeção que atingiu por toda a América do Norte, Estados Unidos e Canadá.
Natural de Rabo de Peixe, onde já era conhecido pela sua envolvência em atividades da comunidade local e por estar sempre pronto a ajudar, quem a ele recorria, Heitor Sousa foi para os EUA há várias dezenas de anos para dirigir o escritório do então Banco Comercial dos Açores em Fall River. Foi aí que a sua atividade cívica em prol da comunidade ganhou dimensão. O Banco tornou-se uma embaixada ou escritório dos Açores em Fall River e até uma espécie de RIAC dos nossos dias onde os Açorianos e seus descendentes tratavam de tudo, desde a simples documentação pessoal até a questões relacionadas com familiares, com propriedades ou negócios nos Açores.
Sempre teve a visão da necessidade de unir a comunidade Açoriana na Nova Inglaterra dando-lhe mais visibilidade e ajudando a integrá-la de forma mais intensa na vida económica, social e politica Americana.
Grandes contributos para esse objetivo foram as suas iniciativas mais conhecidas; a Fundação das Grandes Festas e também o Festival de Filarmónicas
Heitor Sousa, que se encontrava hospitalizado já há algum tempo, mantinha fortes ligações com a sua terra natal os Açores e com as autoridades Açorianas e mesmo a nível nacional. O seu trabalho de resto teve visibilidade também no arquipélago Açoriano e em Portugal o que levou a que fosse condecorado pelo Presidente da Republica Portuguesa.
Não obstante o seu debilitado estado de saúde, continuava a ser uma das pedras bases das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, de que foi coordenador geral durante anos, desempenhando depois o cargo de relações públicas, tarefa facilitada pelos conhecimentos que foi cultivando ao longo dos anos aos mais diversos níveis.
Nos últimos anos tinha sido distinguido pelas diversas instituições luso-americanas, nomeadamente; Câmara de Comércio de Fall River,Sociedade Cultural Açoriana, várias Bandas Filarmonicas da Nova Inglaterra e muitas outras instituições, como reconhecimento da acção de Heitor Sousa em prol da comunidade.
Um trabalho difícil a que nunca virou a cara. Dotar a comunidade da Nova Inglaterra com as maiores festas dos portugueses nos EUA não foi tarefa fácil para Heitor Sousa, que se orgulhava muito das suas origens e dos costumes dos Açores.
Reunir as componentes, religiosa e popular no Kennedy Park, em Fall River, e fazer desfilar pelas ruas daquela cidade mais de 90 irmandades e mais de 20 bandas de música perante mais de 300 mil pessoas, não era tarefa fácil, assim como reunir no Kennedy Park bandas em concerto e conjuntos musicais, procurando agradar a todos, só era possível quando se tem uma visão real da comunidade.
Quando foi distinguido como «xerife honorário» do condado de Bristol, foi dito que a distinção não fazia de Heitor Sousa uma «autoridade» para manter a ordem pública, mas sim distingui-lo dentro de uma comunidade que precisava de líderes como ele que trabalhava para a manter unida e tornar mais visível a Comunidade Açoriana integrando-a ao mesmo tempo na Sociedade Americana.
E neste campo deixa obra diversa nomeadamente a Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra
Assim e nos termos estatuários e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autonomia dos Açores, a aprovação de um Voto de Pesar pelo Falecimento de Heitor de Sousa e que o mesmo seja dado conhecimento à família, à Assembleia de Freguesia de Rabo de Peixe, à Organização das Grandes Festas do Espirito Santo e à Casa dos Açores da Nova Inglaterra.