Há muito que Duarte Freitas se afastou do Pico. Ainda assim, o PS/Pico regista com agrado a presença do deputado Duarte Freitas na ilha do Pico, a ilha que o elegeu, e, em particular, no seu concelho de origem.
O desconhecimento do deputado Duarte Freitas da realidade Picarota é confrangedor. O deputado do PSD veio prometer algo que já está politicamente decidido: a construção de um terminal de passageiros em S. Roque do Pico.
Mais uma vez, numa atitude inócua, vazia de conteúdo e fértil em promessa vã, demonstrou uma evidente falta de conhecimento da realidade Picarota. Um conhecimento que talvez tenha perdido entre Bruxelas, Lisboa e S. Miguel.
Vir ao Porto de São Roque do Pico prometer obra sem qualquer enquadramento, sem qualquer conhecimento técnico, sem qualquer estudo que suporte a sua promessa, só está ao alcance de quem anda fora da realidade, de quem não conhece todos os passos que o Governo dos Açores tem dado, no sentido de encontrar a melhor solução técnica para o Porto de São Roque. Porque a decisão política de construir o novo terminal já foi tomada pelo Partido Socialista.
Esta abordagem, típica do PSD, serviu apenas para o deputado Duarte Freitas marcar presença no Pico, em plena campana eleitoral. Embora seja evidente que o fez de uma forma inconsequente, na ilha que o elegeu e que Duarte Freitas optou por abandonar.
Muito já foi feito, em termos de projetos e estudos, para tornar o terminal de S. Roque do Pico uma realidade. Duarte Freitas vem agora “assumir um compromisso” de construir um terminal de passageiros em S. Roque do Pico, quando em quatro anos falhou completamente no seu compromisso de defender os picarotos na Assembleia Regional.