O PS Terceira considera grave que o PSD/Açores tenha quebrado o consenso regional relativamente à defesa da ilha Terceira.
Em declarações esta semana ao jornal Público, o deputado à Assembleia da República, António Ventura, falando em nome do PSD/Açores, considerou que o Plano de Revitalização para a Ilha Terceira foi feito para “sacar dinheiro” ao Governo da República e aos EUA. Estas infelizes declarações vêm, infelizmente, comprovar que os Terceirenses, em particular, e os Açorianos em geral, não podem contar com este PSD/Açores na defesa dos seus interesses.
Estas declarações comprovam ainda que este PSD/Açores, na ânsia de criticar o Governo dos Açores, deixou de ter em conta o interesse regional, mesmo que, para isso, tenha de incorrer em táticas de puro malabarismo político. O PS Terceira recorda que o PREIT foi aprovado na Assembleia Legislativa dos Açores, com a abstenção do PSD/Açores e do então deputado no parlamento regional, António Ventura.
É vergonhoso que o mesmo deputado, agora na Assembleia da República, considere que o PREIT, por si votado, seja uma forma de “sacar dinheiro” à República e aos EUA, esquecendo a responsabilidade quer do Estado português quer do Estado norte-americano no processo de redução do contingente norte-americano na Base das Lajes.
Os Terceirenses saberão avaliar o comportamento político deste PSD/Açores que na Região defende o consenso no dossiê relativo à Base das Lajes e, na República, ataca e quebra de forma cínica, o consenso político de defesa dos interesses da Terceira e da Região.
Os Açorianos dispensam este tipo de comportamento político, com duas caras, que não só não serve, como prejudica, os interesses da Região. O PS continuará, de forma responsável, a trabalhar para que a implementação do PREIT seja uma realidade o mais breve possível, a bem da Terceira e a bem dos Açores.