O Grupo Parlamentar do Partido Socialista defendeu esta sexta-feira a manutenção do atual modelo de transporte marítimo de mercadorias, por considerar que este é o “melhor modelo que já esteve em prática nos Açores”, recordando que o mesmo se assume como um “incentivo às exportações”.
A posição foi defendida pelo deputado José Ávila, no plenário regional que decorre na cidade da Horta.
“Sabemos que existem várias opiniões. Sabemos que não somos donos da verdade. Sabemos que o atual sistema de transportes marítimos de cabotagem insular não será o melhor do mundo. Mas sabemos também que este modelo é o melhor que esteve em prática, até hoje, na Região Autónoma dos Açores”, garantiu o deputado socialista.
Para o parlamentar socialista, são várias as virtudes do modelo, nomeadamente o facto de este “não ter qualquer financiamento por parte do orçamento regional e por garantir o abastecimento de todas as ilhas de forma articulada entre as empresas que prestam um serviço com regularidade, continuidade, frequência e capacidade”.
“Este modelo não é só reconhecido pelo Partido Socialista. Lembro que, em comissão, quer o PSD quer os núcleos empresariais de várias ilhas, destacaram aspetos positivos, tendo o PSD chegado mesmo a caracterizar este modelo como virtuoso”, lembrou o deputado do PS.
José Ávila recordou ainda que é objetivo do modelo em prática “garantir toques regulares nas ilhas, garantindo o abastecimento e a exportação de produtos”, acrescentando que é “fundamental assegurar que os preços praticados sejam iguais para a mesma mercadoria, independentemente do porto ou ilha de destino”.
“O atual modelo é incentivador das exportações, não penaliza a competitividade das empresas regionais face às continentais, garantindo postos de trabalho e distribuição de riqueza. Não faz sentido encomendar mais um estudo que nos diga isso”, concluiu o deputado José Ávila.
Intervenção de José Ávila