A propósito das recentes declarações do líder do PSD/Açores acerca do transporte marítimo de passageiros entre as ilhas do triângulo, e por estas chocarem de frente com a verdade dos factos, o PS/Faial, o PS/Pico e o PS de S. Jorge recordam que a presente legislatura constitui um marco histórico no que concerne à modernização do transporte marítimo de passageiros nas ilhas do triângulo com a entrada em funcionamento dos dois novos navios “Mestre Simão” e “Gilberto Mariano”.
Os números são claros e evidenciam que, em termos de movimento de passageiros, em 2015 registou-se um aumento de mais de 59 mil passageiros face ao número total de passageiros transportados em 2012. O mesmo, aliás, se pode constatar facilmente no que diz respeito ao número de carros transportados que em 2014 rondou os 5.000, e em 2015 foi superior a 10 mil.
De igual modo, o líder do PSD/Açores - que, por sinal, tanto criticou o recurso público a novos navios para agora defender que o governo garanta mais navios para o transporte de passageiros nas ilhas do triângulo – também falta à verdade no que concerne ao aumento do preço das tarifas. A verdade é que não houve qualquer aumento de preço para os utilizadores frequentes do transporte marítimo de passageiros, quer para os portadores do passe normal quer para os portadores do passe 22.
Por outro lado, Duarte Freitas ignora, eventualmente por descuido ou por desconhecimento, a realidade no que concerne ao número de cancelamentos de viagens, uma vez que, por exemplo, em 2012 (ainda sem os novos navios) houve lugar a 15 cancelamentos quando em 2015 houve apenas 13.
As Açorianas e os Açorianos já se habituaram a esta forma maledicente de fazer política do deputado Duarte Freitas para quem tudo vale para atacar o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores.
As suas recentes declarações são, aliás, disso o melhor exemplo, uma vez que, para o líder do PSD/Açores, o Governo até é responsável pelos cancelamentos provocados pelas condições meteorológicas, como qualquer açoriano de bom senso não tem problema em reconhecer.
É ainda lamentável que o deputado Duarte Freitas não reconheça o grande investimento realizado na melhoria das infraestruturas portuárias.
Por último, o PS do Pico, Faial e de S. Jorge gostariam de recordar ao deputado Duarte Freitas que o Triângulo é uma realidade que não aguarda nem espera pelos devaneios políticos de quem, em ano eleitoral, parece apostado em prometer tudo a todos, mesmo que seja reiteradamente desmentido, como é o caso, pela realidade concreta e fatual do quotidiano.