"É muito claro que a parceria estratégica entre as entidades públicas e os agentes privados do sector do turismo tem dado resultados muito positivos para a nossa Região", defendeu o Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores após uma reunião com o Presidente da Associação das Casas Açorianas de Turismo Rural.
Segundo Berto Messias, "os indicadores que temos hoje são muito positivos, por exemplo dados recentes mostram que temos um crescimento de 57% nas dormidas, de 38% nos hóspedes e de 59% nos proveitos, quando comparado com o período homologo em 2015."
"Sabemos também que segundo o recentemente divulgado Indicador Avançado de Turismo as dormidas na hotelaria tradicional no mês de março cresceram 45% e que o número de passageiros desembarcados nos Açores aumentou 43%, quando comparado com o período homólogo", disse Messias na Quinta do Martelo, local onde decorreu o encontro.
Para o líder parlamentar socialista, "estes são dados muito positivos, que mostram que estamos no bom caminho. E estes resultados não são mérito apenas das opções políticas do Governo dos Açores, que apostou forte neste sector de alguns anos a esta parte. São mérito, em igual medida, dos empresários do sector, daqueles que trabalham todos os dias na área, valorizando-a, credibilizando-a e qualificando-a, para que se afirme como um dos mais importantes pilares das nossas dinâmicas económicas".
"Apesar dos bons resultados e do caminho que temos feito, temos consciência que há ainda muito para fazer, para que este novo tempo e a consolidação do sector garanta impactos positivos em todas as ilhas dos Açores. Somos nove ilhas, com dinâmicas diferentes e isso deve continuar a ser tido em conta, reafirmando o princípio que nos parece fundamental, de que a aposta no turismo será eficaz e consequente, se for positiva para todas as ilhas e para todos os açorianos e é nesse caminho que estamos focados", disse o Deputado Socialista.
Para Berto Messias, "continuar a promoção do nosso destino assente nos princípios de sustentabilidade ambiental, de natureza, de lazer e de riqueza cultural; qualificar a nossa oferta internamente, valorizando infraestruturas, recursos humanos e as várias vertentes da animação turística; continuar o caminho de redução de custos nas acessibilidades para a Região e de aumento de oferta nas ligações interilhas, continuarão a ser prioritárias no projeto político do Partido Socialista, consolidando o caminho de crescimento que temos feito, sem euforias de circunstância, mas com a consistência que é necessária num sector que tem tanto de potencialidades para o futuro, como de imprevisibilidade e concorrência forte de âmbito internacional".
Declarações de Berto Messias