O deputado do PS/Açores na Assembleia da República, João Castro, foi indicado como relator do Grupo de Trabalho para o Setor do Leite, constituído no âmbito da Comissão de Agricultura e Mar.
O grupo de acompanhamento, agora definido, acompanha a Resolução n.º 6/2015/A, de 15 de janeiro, aprovada, por unanimidade, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e publicada em Diário da República a 23 de fevereiro. A resolução “recomenda à Comissão Permanente de Economia que acompanhe o fim do regime de quotas leiteiras nos Açores”.
Para João Castro, “o setor do leite é vital para a economia e para a estrutura social dos Açores”. Nesta fase, acrescenta o deputado socialista, “mais do que relatórios sobre aquilo que os agricultores, no particular, e os açorianos, no geral, estão a viver, importa acima de tudo defender possíveis mecanismos de regulamentação ou de compensação aos produtores”. O relatório final do grupo que faz o acompanhamento do setor na região será apresentado em setembro próximo.
A constituição do Grupo de Trabalho do setor Leiteiro, no âmbito da Comissão de Agricultura e Mar, é vista, pelos deputados do PS/Açores na República, como mais um instrumento que deverá ser tido em conta em futuras decisões ou medidas que contrariem a atual crise europeia no preço do leite.