O PS/Pico faz um balanço muito positivo da última visita estatutária deste Governo dos Açores ao Pico, nesta legislatura.
Os socialistas da ilha montanha destacam as inaugurações do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia da Madalena, da Creche e ATL da Santa Casa da Misericórdia de São Roque, bem como a apresentação de projeto e lançamento do concurso da ampliação e criação do Centro de Apoio ao Idoso da Madalena e a apresentação do projeto e lançamento do concurso da para ampliação do Quartel da Associação de Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico.
O PS/Pico destaca também os mais de 3,5 milhões de euros investidos nos programas de habitação, os mais de 2,7 milhões investidos na rede viária do Pico, os mais de 1,2 milhões de euros investidos em ribeiras (contribuindo para a segurança das populações) e o investimento programado para o núcleo museológico da construção naval em Sto. Amaro, orçamentado em 3,5 milhões de euros, entre muitas outras iniciativas desenvolvidas e a desenvolver.
Mas importa ainda sinalizar, especialmente, a evolução que se tem verificado na área da saúde na ilha do Pico. A inauguração do novo aparelho ECG e a plataforma centralizada de eletrocardiograma, permitem agora o acompanhamento de um especialista na avaliação dos resultados em tempo real, a partir de um dos hospitais da nossa Região. Foi igualmente adjudicada a aquisição de um aparelho TAC a instalar no novo Centro de Saúde da Madalena. O posto médico da Piedade está em pleno funcionamento, e noutra frente, a secção destacada dos Bombeiros das Lajes, a instalar na Ponta da Ilha, será dotada de ambulância, bem como serão recrutados mais 10 enfermeiros para a unidade de saúde de ilha, o que permitirá a entrada em funcionamento da segunda viatura SIV. Agora anunciado nesta visita, o Centro de Saúde da Madalena passará prestar o serviço de hemodiálise, evitando mais deslocações e evitando mais transtornos para estes pacientes.
O PS/Pico congratula-se pela persistência e firmeza do Governo dos Açores em manter o compromisso de construir um Terminal de Passageiros de São Roque que, por motivos técnicos, não podendo ser construído no Cais do Pico, será agora projetado para a baía de São Roque.
A assinatura do acordo financeiro para a remodelação da Lactopico, agora Leite Montanha, dá bem nota do empenho deste Governo dos Açores em apoiar o setor leiteiro, também na ilha do Pico.
O PS e os picoenses só podem congratular-se, reconhecendo o comprometimento do seu Governo, que tem promovido a ilha a níveis de desenvolvimento assinaláveis. O Governo dos Açores, suportado pelo PS, comprovou mais uma vez que lidera as boas soluções para desenvolver o Pico em todas as áreas sociais e económicas.