O deputado Duarte Moreira, coordenador dos Assuntos Agrícolas do Grupo Parlamentar do PS realçou, esta quinta-feira, que o setor agrícola e pecuário de Santa Maria está bem, lamentando o mais recente comunicado dos deputados do PSD, Berta Cabral e António Ventura.
“Não é verdade que a agricultura de Santa Maria esteja mal, antes pelo contrário. Em termos de pecuária, o setor na ilha está bem, não tem tido problemas de escoamento dos seus animais, é um setor em que os preços pagos ao produtor de gado vivo são superiores à média regional. Todas as ajudas previstas aos agricultores têm sido pagas a tempo e horas e quem lida diariamente com os agricultores, como é o caso dos deputados do PS de Santa Maria, conhece essa realidade”, frisou o socialista.
Duarte Moreira denunciou o “confrangedor e profundo desconhecimento” que os deputados do PSD demonstraram acerca do setor agrícola e pecuário em Santa Maria, lembrando que o deputado António Ventura, por ter desempenhado até muito recentemente as funções de deputado regional, tinha a “obrigação de conhecer melhor a realidade dos Açores e de Santa Maria”.
Duarte Moreira convidou os deputados Berta Cabral e António Ventura a “visitarem novamente e muito em breve a ilha de Santa Maria, de forma a reunirem com as organizações representativas dos agricultores daquela ilha, para perceberem quais são os reais problemas e para perceberem também, qual é a realidade atual do setor”.
O socialista frisou que, nessa visita, os deputados do PSD poderiam “visitar todos os investimentos feitos ao longo dos anos pelos governos do PS”, exemplificando com os “sistemas de abastecimento de água à agricultura e pecuária, que tiveram investimentos superiores a 1 ME; o matadouro da ilha, que garante todas as condições higio-sanitárias e de qualidade da nossa carne; o centro logístico agroalimentar de Santa Maria, uma estrutura com uma potencialidade presente e futura”.
“É pena que os deputados do PSD desconheçam todo o apoio que é dado ao nível da formação e apoio técnico aos agricultores, em permanência. O mesmo a valorização dos produtos que tem sido feita nesta ilha, com ações de marketing, com a presença em feiras nacionais; será que os deputados do PSD sabem que a Meloa de Santa Maria foi recentemente classificada como tendo Indicação Geográfica Protegida (IGP)?”, questionou.
Noutra área, Duarte Moreira considerou lastimável que os deputados social-democratas tenham “preferido esquecer que Governo da República da coligação PSD-CDS/PP demorou mais de dois anos a publicar a lei que passou os terrenos das habitações da antiga ANA para o Governo Regional, atrasando todo o processo e a aquisição dessas habitações, pelas famílias Marienses que nelas habitam”.
“Não é por se fazer uma breve visita, contactando uma ou duas pessoas, que depois se vem alegar que se tem profundos conhecimentos. Mais do que fazer diagnósticos fáceis e, neste caso, inúteis e errados, seria mais útil que os deputados do PSD se concentrassem em apontar novas soluções para os problemas que ainda possam subsistir em Santa Maria”, desafiou Duarte Moreira.