Marta Couto apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
No passado dia 29 de maio, em Portimão, o Chefe Raulino Ventura, membro do corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, recebeu, das mãos da Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, o prémio Bombeiro de Mérito de 2015, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses. Foi assim reconhecido o ato heróico e altruísta que o Chefe Raulino protagonizou, a 02 de julho de 2015, ao arriscar a sua própria vida para salvar a de um cidadão que se encontrava em perigo de vida, no mar revolto da praia de Santana, em Rabo de Peixe.
Perante o perigo iminente de o mar levar a vítima, que se encontrava agarrada a uma rocha, sendo continuamente fustigado pelas ondas, mesmo não dispondo de equipamentos apropriados no local e calculando que não haveria tempo para esperar por meios aquáticos, Chefe Raulino fez-se ao mar com nada mais que uma simples bóia circular, arriscando a sua vida para salvar a do próximo.
Com 49 anos de idade e 33 de atividade como bombeiro e uma folha de serviço exemplar, que comporta uma diversidade de louvores e condecorações, digna de registo, o Chefe Raulino Ventura fez do ser Bombeiro espelho da sua excelência e dedicação. Acresce a esse palmarés este Prémio (pelo qual recebeu igualmente uma Medalha de Coragem e Abnegação – Grau Ouro) “por atos de socorro e salvamento, com manifesto risco da própria vida”, demonstrativo do empenho com que abraçou a vida de Bombeiro.
Com a sua atitude, de dar a vida pela do próximo, o Chefe Raulino deu corpo à máxima que tão bem caracteriza a atividade de Bombeiro – Vida por Vida.
De acordo com as disposições regimentais aplicáveis, pela conquista do Prémio Bombeiro de Mérito 2015, mas acima de tudo por corporizar o altruísmo que traz significância ao ser Bombeiro, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe um voto de congratulação ao Chefe Raulino Ventura e que do mesmo seja dado conhecimento ao próprio e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.