Bárbara Chaves apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Liliana Sousa e Rui Tavares, Campeões Nacionais de Atletismo Adaptado
No passado mês de maio, os atletas Liliana Sousa e Rui Tavares, do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, conquistaram 4 Medalhas de Ouro no Campeonato Nacional de Atletismo Adaptado.
A atleta Liliana Sousa, sagrou-se Tricampeã Nacional, alcançando o primeiro lugar em triatlo, lançamento de peso e lançamento de dardo. Refira-se que já em 2015, tinha a mesma atleta sagrando-se Campeã Nacional, merecendo inclusive uma distinção, por parte do Governo dos Açores, na Gala do Desporto.
O atleta Rui Tavares, alcançou o pódio como Campeão Nacional de 1500 m de Marcha, sendo este o primeiro de muitos que certamente conquistará tanto no desporto, como na vida.
Importa aqui referir que desde 2010, que atletas do CAO de Vila do Porto participam no Campeonato Regional de Atletismo Adaptado, sendo que tanto a Liliana Sousa como o Rui Tavares já participaram em 4 destas competições, tendo, nos últimos anos, conseguido as qualificações necessárias para participação em campeonatos nacionais.
Gostaríamos aqui de realçar o empenho e a dedicação do professor Nuno Costa que acompanha os atletas e os leva à conquista de medalhas, sem esquecer a professora Sandra Pena que iniciou este trabalho com os utentes do CAO há já alguns anos. Realçar ainda a dedicação e empenho de funcionários, colaboradores e dirigentes que nesta e em outras Instituições da Região, dão tudo de si, em prol dos outros e das causas comuns.
Numa sociedade que se ser cada vez mais integrada e solidaria, a promoção do desporto como instrumento de inclusão social constitui-se uma mais-valia para a nossa sociedade.
Uma nota mais apenas para dizer que desde 1997, diversas Instituições da Região tem desenvolvido estratégias de fomento do desporto adaptado, em conjunto com o Governo dos Açores que, de um modo gradual e constante, tem desenvolvido uma política de atividade física desportiva adaptada na Região, adquirindo material específico, formando recursos humanos, dotando de condições mínimas de acessibilidade as infraestruturas desportivas utilizadas e motivando para a participação em competições nacionais.
Hoje são mais de 850 os atletas que, de um modo permanente, se dedicam ao desporto adaptado, em praticamente todas as ilhas dos Açores e que demonstram que com trabalho, empenho e muita motivação, é possível atingir-se objetivos e metas, por mais difíceis que possam inicialmente parecer.
Assim sendo, nos termos Regimentais e Estatutários aplicáveis, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, propõem à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a aprovação de um Voto de Congratulação pela conquista das Medalhas de Ouro por parte dos atletas Liliana Sousa e Rui Tavares, conquistadas no Campeonato Nacional de Atletismo Adaptado e que do mesmo seja dado conhecimento aos próprios e à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto.
Horta Sala das sessões, 15 de junho de 2016