José San-Bento apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de saudação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE SAUDAÇÃO
Pela Vitória de Ricardo Moura no Azores Airlines Rali, prova do Campeonato Europeu de Rallies
O passado dia 5 de Junho foi um dia histórico e memorável para o desporto açoriano, nomeadamente para o desporto automóvel.
Pela primeira vez na história um açoriano, o nosso campeão Ricardo Moura, venceu uma prova pontuável para o Campeonato Europeu de Rallies (ERC), o Azorean Airlines Rali.
Esta conceituada competição automóvel, organizada de forma irrepreensível pelo Grupo Desportivo Comercial, foi disputada em caminhos de terra da ilha de São Miguel, contando com dezoito provas especiais de classificação (PECs), totalizando duzentos e trinta quilómetros de troços cronometrados.
A edição de 2016 do Rali Açores, como também é designada pela imprensa especializada, foi considerada, por diversos especialistas da modalidade, como a mais competitiva de sempre.
Contando com setenta e dois inscritos, quarenta e quatros dos quais provenientes do estrangeiro, vinte e oito dos concorrentes eram da categoria R5, a mais sofisticada e exigente do Campeonato Europeu de Rallies.
Todos os principais pilotos que discutem o título europeu de rallies da atual temporada marcaram presença na prova açoriana, o que valoriza ainda mais a grande vitória de Ricardo Moura.
O Rali dos Açores é um dos mais notáveis ralis do campeonato europeu de rallies (ERC) e regista uma das maiores audiências do canal Eurosport, o parceiro detetor dos direitos televisivos do ERC e que transmite para cinquenta e quatro países em vinte línguas, com uma audiência superior a 300 milhões de espetadores.
Esta primeira vitória de um Açoriano numa prova do europeu de ralis, marca também o fim de um longo período de mais de quarenta anos em que nenhum piloto regional venceu o rali anteriormente denominado por Volta à ilha de São Miguel.
Ricardo Moura iniciou-se nos desportos motorizados aos 20 anos, com uma breve incursão no motocross, participando no Campeonato Regional de Motocross e Enduro dos Açores.
Mais tarde tomou contacto com condução em rallies, ao experimentar um carro de 1200 centímetros cúbicos.
O ano de 1999 marca a sua primeira presença em provas oficiais, a estreia foi no Rali da Ribeira Grande, tendo obtido o 4.º lugar entre os veículos sem homologação.
No mesmo ano, participou no Rali da Povoação e no Rali de Santa Maria.
Como normalmente acontece com os campeões, Ricardo Moura rapidamente demonstrou talento para a modalidade.
Em 2001 Ricardo Moura foi Campeão dos Açores de Ralis, em 2 Rodas Motrizes, título que voltaria a ganhar mais duas vezes.
Tinha nascido uma estrela.
Ricardo Moura venceu o Campeonato dos Açores de Ralis por oito vezes consecutivas, entre 2008 e 2015.
O profissionalismo e a dedicação de Ricardo Moura permitiram ao piloto de Ponta Delgada reunir as condições materiais, através de diversos apoios e patrocínios, para poder desenvolver um projeto desportivo nacional que seria coroado de sucesso.
No plano nacional Ricardo Moura também obteve importantes sucessos desportivos.
Foi tri-campeão Nacional na categoria de Produção, entre 2010 e 2012. E foi campeão Nacional de Ralis absoluto por três vezes, em 2011, 2012 e 2013 – mais um feito inédito de um piloro açoriano.
Ao longo da sua carreira como piloto, Ricardo Moura contou com a colaboração de vários copilotos, sendo Sancho Eiró e António Costa os que mais vezes o acompanharam no banco direito dos seus bólides.
Na brilhante vitória no Azores Airlines Rali, obtida no passado dia 5, coube a António Costa copilotar o campeão açoriano. Os dois açorianos obtiveram um sucesso de enorme relevância desportiva e mediática que projetou o nome dos Açores nos quatro cantos do Mundo.
Assim, e ao abrigo das disposições regimentais e estatutárias aplicáveis, o Partido Socialista propõe o seguinte voto:
O Plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores saúda Ricardo Moura pela vitória inédita de um piloto açoriano numa prova do Campeonato da Europa de Rallies, (ERC), o Azores Airlines Rali, e endereça as maiores felicitações ao seu copiloto António Costa, à sua família, patrocinadores, técnicos, mecânicos e colaboradores em geral que contribuíram para alcançar o enorme sucesso desportivo de que se assinalou através da apresentação do presente voto.
Deste voto deve também ser dado conhecimento ao Grupo Desportivo e Comercial.
Horta, Sala das Sessões, 15 de Junho de 2016