A deputada do PS/Açores na Assembleia da República assegurou, hoje, que estão a ser criadas condições com o objetivo de minimizar os constrangimentos à utilização civil da Base das Lajes, na ilha Terceira.
“Há um conjunto de trabalho que tem sido desenvolvido entre o Governo Regional e o Governo da República para identificar novas alternativas, novas oportunidades, no âmbito da infraestrutura e para eliminar todos aqueles constrangimentos que possam existir ao desenvolvimento dos diferentes setores de atividade na região”, salientou Lara Martinho.
A Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS liderou a delegação que visitou a ilha Terceira no âmbito das jornadas parlamentares, que decorrem em quatro ilhas dos Açores, sobre a “Autonomia, fator de desenvolvimento”. Na reunião dos deputados socialistas com o comando da Base Aérea nº 4, nas Lajes, os impactos da redução militar norte-americana na Base das Lajes e os atuais desafios foram temas centrais. De acordo com Lara Martinho, a ilha Terceira vai ter, em breve, ligações de companhias aéreas de baixo custo.
“No momento certo vai ser anunciado. Essa é de facto uma das áreas que aguardamos com mais expectativa”, realçou a parlamentar socialista. Os deputados socialistas visitaram também, o Porto da Praia da Vitória, que de acordo com Lara Martinho tem potencial internacional. “É necessário criarem-se condições para uma candidatura ao Plano Juncker, potenciando assim este porto como mais uma infraestrutura fundamental no transporte entre a Europa e os Estados Unidos da América”, explicou.
Para a deputada eleita pelos Açores à Assembleia da República, “estas jornadas serão uma oportunidade para que os parlamentares socialistas tenham uma visão diferente do arquipélago e uma noção mais concreta dos desafios, mas também do potencial que a região pode ter para o todo nacional”.