A deputada do PS/Açores na Assembleia da República questionou, no âmbito de uma audiência, o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, sobre o que está a ser feito pelo governo para que a “abertura de novos mercados” seja uma realidade.
Lara Martinho considera que “o governo tem mostrado preocupação em desenvolver e encontrar novos mercados”, dando o exemplo do que foi feito em relação à Colômbia, país com 50 milhões de habitantes que passou a receber leite e produtos lácteos portugueses.
Tem em conta as negociações que estão em curso, a parlamentar perguntou também ao ministro sobre a abertura do governo para envolver empresas das Regiões Autónomas em futuras missões empresariais e contactos com exportadores.
Para a Vice-Presidente do Partido Socialista, “a situação que se vive no setor leiteiro é um problema europeu”, explicando que resulta do embargo russo aos produtos lácteos, da retração mundial do consumo de lacticínios e da decisão da União Europeia de abolir o regime de quotas.
Nesse sentido, Lara Martinho frisa que “as respostas e as soluções têm de ser encontradas no seio da União Europeia, dado que esta é uma crise global”. “A própria Comissão Europeia já se comprometeu a apresentar um pacote de medidas para equilibrar o mercado que será discutido no próximo Conselho de Ministros de 18 de julho, e por isso é com grande a expetativa que aguardamos este próximo Conselho de Ministros”, afirmou.
Na sua intervenção, Lara Martinho referiu ainda a marca “Açores” como “um dos pilares impulsionadores da promoção interna e externa da Região”, acrescentando que “é uma garantia de qualidade”. A marca abrange cerca de 1300 produtos e todas as empresas de lacticínios açorianas já aderiram ou estão numa fase final de adesão.
A deputada do PS/Açores na Assembleia da República aproveitou a ocasião para anunciar que em “breve será lançada uma forte campanha nacional para promoção dos produtos lácteos açorianos”.