Berto Messias apresentou esta terça-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de Congratulação
À Associação de Jovens da Fonte do Bastardo pela conquista do título de Campeão Nacional de Voleibol da Divisão de Elite
A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 21 de Outubro de 1975. Tendo sido o principal objetivo da sua fundação o da promoção desportiva, cultural, recreativa e social da juventude em particular e do povo em geral da freguesia da Fonte do Bastardo, em muito essa fronteira já terá sido ultrapassada, sendo que talvez os seus fundadores inclusive, nem perspetivassem que o futuro reservasse ao clube feitos tão magnânimos.
Com a vitória alcançada a 23 de abril de 2016 por 3-2, esta é a segunda vez que a Fonte do Bastardo conquista o Campeonato Nacional de Voleibol, depois do título que obteve na temporada de 2010/2011.
Num fervoroso ambiente, no Pavilhão do Sport Lisboa Benfica, decorreram os cerca de 155 minutos de intenso espetáculo necessários para a equipa da Associação de Jovens da Fonte Bastardo derrotar, por 3-2, na finalíssima, o tricampeão Benfica. Num jogo marcado pela intensa disputa de pontos, com um resultado imprevisível até ao último segundo, a equipa praiense, após conquistar o 2º e 4º parcial, conseguiu impor-se vencendo a “negra” no parcial 13 – 15. Uma vitória inesquecível e memorável para todos os jogadores, dirigentes e adeptos da Fonte Bastardo.
Ao longo dos cinco jogos desta final, a Fonte de Bastardo demonstrou sempre competência, persistência, espírito de equipa e vontade de vencer, provando ser esta a fórmula certa para o sucesso desportivo frente a qualquer adversário, por mais forte que, à partida, pareça ser.
Este êxito é o culminar de um grande trabalho de muita gente, que trabalha arduamente para que a coletividade possa reforçar a sua posição no desporto regional, nacional e internacional. A alegria do título nacional reflete o brilho das conquistas desportivas alcançadas, pela Associação de Jovens da Fonte Bastardo, ao longo dos mais de 40 anos de existência.
A forma meritória como foi alcançado o Título de Campeão Nacional honram as cores da Associação de Jovens da Fonte Bastardo, e deve ser motivo de alegria para todos nós e também para todos quantos veem no desporto uma mais-valia para uma sociedade mais equilibrada capaz de desenvolver os valores inerentes aos processos que garantem a funcionalidade e a reprodução das sociedades alicerçadas nesses valores, e que têm por base as noções de sucesso e de progresso. O Desporto é portanto fundamental para a formação e qualidade de vida dos cidadãos e das próprias sociedades.
Saudamos, assim, todos os jogadores, a equipa técnica liderada por Alexandro Afonso, que estando de saída fechou mais este ciclo do clube com chave de ouro e os dirigentes da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo por mais esta conquista que honra a Região Autónoma dos Açores, fazendo votos de que a forma meritória como foi alcançado este título de Campeão Nacional sirva de motivação acrescida e de inspiração para todos os jovens e atletas da Região.
Acresce ainda sublinhar que o projeto desportivo da Fonte do Bastardo não se resume à equipa de seniores masculinos de voleibol. A formação é também uma aposta forte deste Clube, quer pela prática desportiva regular que propicia a muitos jovens, quer pelas várias vitórias nas provas locais e regionais quer ainda pela chamada de jovens às seleções nacionais.
Além dos méritos desportivos, reconhece-se também o mérito pelo trabalho de âmbito social e educativo desenvolvido em prol da comunidade onde se insere, contribuindo assim para a formação integral dos muitos praticantes da modalidade enquanto pessoas e enquanto cidadãos.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e estatutários aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, aprove um voto de congratulação à Associação de Jovens da Fonte do Bastardo pela conquista do título de Campeão Nacional de Voleibol da Divisão de Elite, do qual deve ser dado conhecimento formal à Câmara e Assembleia Municipal da Praia da Vitória, à Junta e Assembleia de Freguesia da Fonte do Bastardo e à Associação de Jovens da Fonte do Bastardo.