André Rodrigues apresentou esta terça-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de pesar, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE PESAR
Faleceu João Domingos Pedro Taveira
No passado dia 11 de Junho, faleceu João Domingo Pedro Taveira, conhecido como “Engenheiro Taveira”, que muito contribuiu para o desenvolvimento e modernização do setor Agrícola e Florestal da Ilha de São Jorge.
Nascido a 27 de Julho de 1940, natural da Freguesia do Cabouco, Concelho da Lagoa, Ilha de São Miguel, fez os seus estudos primários na escola da Lagoa, tendo ingressado no Liceu Antero de Quental, em 1951 e concluído o Curso Geral dos Liceus em 1956. Nesse mesmo ano ingressou na Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra, tirando o Bacharelato em Ciências Agrárias, em 1961.
Engenheiro Técnico Agrário iniciou a sua atividade profissional, na ilha de São Jorge, em 1962, na fase de instalação dos Serviços Florestais de São Jorge, ascendendo passados poucos anos, à categoria de Administrador Florestal da Ilha de São Jorge.
Na vigência do Programa Pecuário dos Açores, foi o principal responsável pela sua execução em São Jorge, desenvolvendo na ilha um conjunto de trabalhos de aproveitamento e transformação de terrenos incultos em pastagem, e na construção da vasta rede dos caminhos de penetração na ilha em zonas de aptidão pecuária. A Reserva Florestal de Recreio das Sete Fontes e a Reserva Florestal de Recreio da Silveira são também o exemplo de obra que explicita bem a sua visão e sensibilidade ambiental que todos os jorgenses lhe reconhecem.
Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Velas, Vereador Municipal e Membro da Assembleia
Municipal de Velas tendo, ainda, desempenhado várias funções na atividade associativa e desportiva.
Foi-lhe atribuída a Medalha de Prata do Município de Velas em 2002, sendo na mesma data, elevado
à dignidade de confrade honorário cruzado da Confraria do Queijo de São Jorge.
Em 2011, recebe da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a Insígnia Autonómica de Dedicação, que visa destacar relevantes serviços prestados no desempenho de funções na Administração Pública, bem como agraciar aqueles funcionários que demonstrem invulgares qualidades dentro da sua carreira e que, pelo seu comportamento, possam ser apontados como exemplo a seguir.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista expressa o seu profundo pesar à sua família, sua esposa Francisca e suas filhas, Marília, Conceição e Oriete, pelo que o Engenheiro Taveira não será esquecido pelos jorgenses, agradecendo todos os seus contributos para o desenvolvimento ambiental, económico e social da Ilha de São Jorge.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário no mês de julho de 2016, emita o seguinte voto de pesar:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do Engenheiro João Domingos Pedro Taveira.”
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à sua família, à Assembleia Municipal de Velas e à Assembleia Municipal da Calheta.