Bárbara Chaves apresentou esta quarta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
Pepe Brix vence prémio Gazeta de Fotojornalismo 2015
O jovem fotógrafo mariense Pepe Brix venceu o prémio Gazeta de Fotojornalismo 2015, atribuído pelo Clube de Jornalistas, com o trabalho "Código Postal: A2053N". Refira-se que este é o mais conceituado galardão jornalístico atribuído em Portugal e cujo resultado foi conhecido no final do passado mês de Junho.
A reportagem, realizada em 2014, retrata a vida a bordo dos navios portugueses de pesca do Bacalhau, publicada em fevereiro de 2015 na edição portuguesa da National Geographic e posteriormente na Noticias Magazine. Segundo o júri dos prémios Gazeta, a reportagem representa "um impressionante retrato da vida dos pescadores portugueses a bordo dos bacalhoeiros da frota portuguesa, que continuam a embarcar rumo à Terra Nova". Disse ainda que "Pepe trouxe um holofote para o Atlântico, iluminando um pequeno ponto negro chocalhado pelas águas e tornando-o o centro de uma história nunca antes documentada com esta profundidade."
Através da sua objetiva, Pepe captou a valentia e o talento desses profissionais de pesca, para além dos riscos que os mesmos enfrentam durante os três meses e meio de campanha no Atlântico Norte, a bordo do navio “Joana Princesa”, um dos 13 que ainda se aventuram por mares longínquos.
Associado a este trabalho, numa parceria com a empresa Riberalves, Pepe vê o seu esforço e dedicação espelhado em livro, "Os Últimos Heróis", que o jornal Público classificou como um dos 10 mais belos livros do ano.
Já este ano de 2016, Pepe inicia um novo projeto, "For Cod's Sake", um documentário fotográfico que pretende mostrar a indústria organizada da pesca e exportação do Bacalhau do Atlântico e como a pesca responsável pode garantir uma sólida economia num país de pequenas dimensões.
Pepe Brix nasceu em 1984 na ilha de Santa Maria, no seio de uma família de fotógrafos e artistas. Seu pai, Max Brix Elisabeth e seu Avó Pepe, ambos fotógrafos, foram certamente a sua inspiração! A criatividade e espírito de aventura, seguramente uma herança de sua avó Emma, trapezista no Circo Cardinali.
Pepe Brix é o nome artístico de Rui Barros Brix Elisabete, um jovem mariense, que toda a gente conhece, de que todo a gente gosta! De quem toda a gente é amiga!
Pepe Brix, com 12 anos de idade, começou a fotografar e dedicou-se também aos serviços de laboratório no estúdio do seu pai. Após terminar os estudos em Santa Maria, realizou um curso profissional de fotografia no Porto, no Instituto Português de fotografia.
O seu espírito de aventureiro levou-o a realizar expedições a lugares longínquos, sempre com a ânsia de conhecer outras culturas, outras personalidades, outros povos, outros Mundos.
Para além da expedição a que me referi há pouco, em 2009 Pepe aventurou-se numa grande expedição ao Peru, onde fotografou sítios como Mancora, Amazônia, Cusco, Lago Titicana e Arequipa, da qual resultou a exposição fotográfica "Inti Raymi, na Rota do Sol".
Em 2012, foi a vez de explorar a Índia e o Nepal, durante 4 meses, e que teve como resultado a exposição fotográfica "Ensaio sobre o comprimento do silêncio", estruturado em dois andamentos: “Índia, a horizontalidade do silêncio" e "Nepal, a verticalidade do silêncio", resultando na publicação de um livro com o mesmo nome em co-autoria com Daniel Gonçalves, também ele um Escritor com provas dadas e livros editados, que escolheu Santa Maria para viver.
Por fim, em 2015, Pepe integra a expedição de moto Lisboa-Pequim-Lisboa, em que documenta a viagem de 2 meses de 3 portugueses pelo Mundo, tendo a viagem, com muitas peripécias, sido muito divulgada e acompanhada pela empresa nacional, terminando numa exposição fotográfica com o mesmo nome.
Para além destas aventuras, Pepe foi júri em várias edições do concurso "Labjovem - Jovens Criadores", em concursos de fotografia subaquática, bem como fotógrafo em diversas campanhas publicitárias de marcas conhecidas, das quais se destaca a realizada na ilha do Corvo, aquando do Mundial de Futebol em 2014.
Pepe tem ainda tempo para fotografar todos os eventos da ilha de Santa Maria, para se divertir com os amigos e para viver a vida de um modo muito particular. Este é o nosso Pepito, que ainda tem muito para dar!
Assim sendo, nos termos Regimentais e Estatutários aplicáveis, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, propõem à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a aprovação de um Voto de Congratulação pela conquista do Prémio Gazeta de Fotojornalismo 2015 por parte do Fotografo mariense Pepe Brix e que do mesmo seja dado conhecimento ao próprio e ao Conselho de Ilha de Santa Maria.