Em resposta a uma pergunta da deputada do PS/Açores na República, Lara Martinho, o Ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu, esta quarta-feira, que, no âmbito de missões empresariais específicas para os Açores, será realizada uma missão aos EUA no último trimestre deste ano, dedicada ao turismo de saúde.
Augusto Santos Silva referiu também que a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, irá, igualmente, incorporar dossiers próprios dos Açores, em áreas como aquacultura, agroalimentar, turismo e bem-estar.
Com o futuro da Base das Lajes, os usos alternativos no domínio da segurança e a pensar nas novas oportunidades que tirem partido da centralidade dos Açores, Lara Martinho aproveitou a audição do Ministro dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, para questionar sobre o que já foi feito. Augusto Santos Silva deu o exemplo da missão que está a decorrer no Japão para confirmar que “já estão a ser promovidas oportunidades de investimento nos Açores”.
A Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS tem vindo a alertar para as questões referentes à situação da Base das Lajes, após decisão, por parte dos norte-americanos, de reduzir efetivos militares. Nesse sentido, Lara Martinho perguntou ao Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre uma eventual “indicação relativamente às Lajes” a propósito de um encontro, paralelo à cimeira da NATO, entre António Costa e o Presidente dos EUA, Barack Obama.
Os deputados do Partido Socialista confirmam as potencialidades dos Açores e em particular da ilha Terceira e consideram que devem ser de “motivo de um compromisso por parte de todos” no sentido de responder aos desafios.