O Grupo Parlamentar do PS destacou esta sexta-feira que a estratégia encetada pela Região no âmbito do emprego tem produzido bons resultados, contribuindo para o aumento da empregabilidade dos Açorianos.
A posição foi sustentada pelo Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS, José San-Bento, que falava na cidade da Horta, saudando o “inconformismo e a determinação do Governo dos Açores” em “apresentar uma verdadeira bateria de programas para combater o desemprego, seja de jovens, de pessoas em exclusão ou nos casos de desemprego de longa duração – auxiliando milhares de Açorianos”.
“Estamos a investir na qualificação das pessoas, reforçando as suas competências. Tem sido essa a estratégia, como comprova, por exemplo, a inscrição do programa Recuperar num dos eixos do Horizonte 2020”, explicou.
José San-Bento clarificou que “criar um grupo de trabalho composto por duas centrais sindicais e pela Inspeção Regional da Administração Pública para analisar os programas de emprego neste momento, em que a legislatura está a acabar (como pretendia o Bloco de Esquerda), não faz sentido e não tem cabimento jurídico, conforme demonstram vários pareceres solicitados”.
O parlamentar socialista frisou que “todos os programas têm um regulamento onde está claramente definido quais são os direitos dos beneficiários e quais são as entidades a quem compete proceder a essas fiscalizações”.
O deputado lembrou que o PS “sempre defendeu na dignificação do trabalho” e “nunca situações de preenchimento de necessidades permanentes com beneficiários dos programas de emprego, seja na administração pública regional, local ou nas empresas”. “Estes programas não servem para isso e se alguma entidade abusa, o PS estará na primeira linha para denunciar e combater esses casos”.
José San-Bento destacou ainda o “papel das autarquias e dos privados”, que também “dão o seu contributo ao desenvolvimento dos Açores, combatendo o desemprego”.
“A geração de emprego é a primeira prioridade do Partido Socialista; porque depois tudo é mais fácil de resolver e é nessa estratégia que o PS vai continuar a apostar”, garantiu José San-Bento.