Duarte Moreira, Coordenador do Grupo Parlamentar do PS para o setor Agrícola considerou esta terça-feira que os apoios anunciados pela Comissão Europeia aos nossos agricultores para Portugal são manifestamente insuficientes.
“Atribuir cerca de 4 milhões de euros a Portugal – e ainda não sabemos que percentagem desta verba poderá vir para os Açores – no âmbito dos 350 milhões de euros que a Comissão Europeia destinou para ajudas extraordinárias a atribuir aos produtores de leite em toda a Europa é, de facto, muito pouco”, considerou o deputado socialista.
Duarte Moreira salientou, contudo, a postura “imediatamente assumida de defesa dos nossos produtores pelo Governo dos Açores, que dos 4 milhões de euros anunciados para Portugal, irá reclamar dois milhões de euros para a Região Autónoma dos Açores”, uma vez que a “Região produz 30% do leite nacional e 50% dos queijos”.
Sobre os 150 milhões de euros anunciados por Bruxelas para os produtores que voluntariamente decidam reduzir a sua produção, o parlamentar do PS/Açores manifestou-se “expectante”, uma vez que esta verba será para “distribuir por todos os estados-membro e não conhecemos a percentagem que será atribuída ao nosso país ou o método de distribuição que a União Europeia irá adotar”.
“Independentemente destes apoios, é evidente o esforço que o Governo dos Açores tem feito para apoiar a atividade agrícola na Região. Eletrificação, abastecimento de água, caminhos, linhas de crédito e agora uma campanha nacional de estímulo ao consumo de produtos lácteos Açorianos são apenas alguns exemplos do apoio que o executivo regional tem prestado à nossa agricultura”, frisou Duarte Moreira.