O Presidente do PS/Açores destacou, esta quinta-feira, os mais recentes dados que apontam uma descida do desemprego na Região, frisando que a criação de emprego será uma prioridade reforçada do Partido Socialista dos Açores. Vasco Cordeiro falava à saída de uma reunião com a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico.
O líder dos socialistas Açorianos lembrou que os últimos quatro anos foram de “muitos e grandes desafios” mas também que “temos hoje indicadores que apontam resultados concretos, em benefício dos Açores e dos Açorianos”.
“Ainda recentemente tivemos dados que dão conta de uma diminuição muito significativa da taxa de desemprego na nossa Região. No primeiro trimestre de 2014, os Açores tinham uma taxa de desemprego de 18%. Os números ontem tornados públicos apontam para uma taxa de desemprego na ordem dos 11%. Há hoje mais cerca de 6.000 Açorianos a trabalhar do que havia, por exemplo, em 2012. E isso é significativo do percurso que fizemos”, realçou.
Vasco Cordeiro defendeu que, nos próximos quatro anos, deve-se “apostar na criação de emprego, não apenas para aqueles que o perderam fruto desta crise que nos chegou, mas também para aqueles jovens que veem aí um meio de realização pessoal e profissional”.
Na ilha do Pico, Vasco Cordeiro constatou o “dinamismo e a pujança em algumas áreas”, exemplificando com os “bons resultados na área do cultivo da vinha e no turismo”. “A agricultura, a produção de leite ou as pescas merecem uma atenção muito cuidada, garantindo que os resultados alcançados nestes últimos quatro anos são não só consolidados, mas também melhorados de forma a poderem ajudar ao rendimento da economia e ao desenvolvimento da ilha do Pico e dos Açores, na sua globalidade”, realçou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.