O Presidente do PS/Açores propôs a criação de um programa específico de desenvolvimento turístico para as ilhas onde o crescimento do turismo se tenha demonstrado menos consolidado.
Vasco Cordeiro falava à saída de uma reunião com empresários do turismo rural, na Casa das Faias, na ilha Graciosa.
O líder dos socialistas Açorianos explicou que este programa deve ser “especificamente dirigido a essas ilhas, como é o caso da Graciosa” e “incidir sobre a formação de profissionais, o desenvolvimento do produto turístico, a promoção específica dirigida a essas ilhas e as acessibilidades aéreas e marítimas”.
Para Vasco Cordeiro, estes são “quatros aspetos que devem ser integrados de forma coerente e estratégica, contribuindo para que o crescimento turístico que se tem verificado em toda a nossa Região, se possa também verificar nessas ilhas”.
O Presidente do PS/Açores recordou que “em Maio, o número de dormidas na Graciosa teve um crescimento muito perto dos 100%, quase que duplicou, mas já houve meses neste ano de 2016 em que se verificou uma quebra”.
“Precisamos de consolidar o turismo nestas ilhas, de o tornar menos volátil. E este programa pode ser uma boa resposta a esse desafio. Este programa pode agora avançar de forma articulada, coerente e estratégica. E isso não podia ter sido feito antes, porque não tínhamos ainda a massa crítica que poderia fazer com que esse programa tivesse sucesso. Esta é a altura certa de lançar este objetivo, para poder potenciar e consolidar o desenvolvimento turístico que temos verificado nos Açores”, frisou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.