O Presidente do PS/Açores realçou, esta sexta-feira, o apoio às explorações agrícolas e a valorização dos nossos produtos lácteos, como forma de melhorar os rendimentos dos produtores e de todos os que estão envolvidos na indústria do leite e derivados, nos Açores. Vasco Cordeiro falava à margem de uma reunião com a Cooperativa Ocidental, na ilha das Flores.
O Presidente do PS/Açores lembrou que, ao longo desta legislatura, “mais de 2.000 explorações agrícolas Açorianas foram beneficiadas pelo investimento público, que superou os 120 milhões de euros, em todo o setor”.
Referindo-se ao caso concreto da Cooperativa Ocidental, o Presidente do PS/Açores salientou um “conjunto de medidas que foram tomadas e o trajeto de recuperação que esta cooperativa já iniciou”, considerando que a “indústria do leite e derivados é importante para a ilha das Flores” e salientando medidas adotadas pelo Governo dos Açores, como “o apoio técnico ou o programa de apoio à aquisição de novilhas, tendo em vista o reforço da produção de leite”.
Vasco Cordeiro frisou que, no primeiro semestre de 2016, em comparação com o primeiro semestre de 2015, “houve um aumento de cerca de 80% no volume de entregas de leite nesta fábrica”, algo que “ilustra bem a resposta positiva e a adesão dos produtores da ilha das Flores a este trajeto de recuperação”. O líder do PS/Açores considerou, contudo, que “temos de ir mais além”, principalmente “ao nível da questão ambiental, da valorização dos produtos desta cooperativa ou da criação de condições para que o rendimento deste setor possa aumentar também aqui”.
Vasco Cordeiro sublinhou que “ao nível da produção, a aposta não se deve resumir apenas às componentes infraestruturais”, mas deve também ser feita “ao nível da eficiência de cada exploração, criando mecanismos a nível da análise de custos, para que os agricultores possam tomar as melhores decisões possíveis e aumentar o seu rendimento”.
“O PS/Açores trabalhará sempre com o intuito de aumentar o rendimento do trabalho neste setor, dos produtores agrícolas Açorianos”, assegurou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.