O Grupo Parlamentar do Partido Socialista aprovou, esta quarta-feira, uma resolução que recomenda, no âmbito dos trabalhos promovidos pelo Governo Regional na constituição do Centro de Observação Oceânico, a participação e proceda à auscultação das instituições e entidades científicas regionais, nomeadamente, o Departamento de Oceanografia e Pescas e o Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, bem como os centros de investigação com atividades relativas ao Mar. Este Centro ligado às questões do mar, a ser localizado no Faial, terá com este diploma o acompanhamento por parte da Assembleia Regional, assumindo-se comoum projeto que será “fundamental” para o arquipélago. A posição foi defendida por José Contente, na cidade da Horta, no plenário de setembro que está a decorrer.
“O Centro de Observação Oceânico, através de parcerias internacionais previstas, e anunciadas em conjunto com Governo da República, materializa a nossa capacidade transatlântica, junto dos Estados Unidos da América e da Europa, designadamente, em projetos relacionados com o domínio do mar, das alterações climáticas, entre outras”, sublinhou o deputado socialista.
Para José Contente, a resolução aprovada “marca uma posição do órgão máximo da Região, no sentido de acompanhar este processo, que integra as vertentes do direito público internacional, dos domínios político e científico”.
“É fundamental realçar que esta iniciativa marca mais uma posição nesta complexa caminhada em que é preciso estar vigilantes. Todos devemos reconhecer que o Governo dos Açores tem estado atento em relação a estas matérias, de forma a garantir que os Açores estejam na linha da frente nesta área que é fundamental para o futuro dos Açores”, afirmou o parlamentar.