O Presidente do PS/Açores assumiu, esta segunda-feira, o compromisso de alterar, na próxima legislatura, o Regulamento do Concurso do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico e Secundário nos Açores, para que a colocação de docentes passe a ser realizada anualmente.
O compromisso de Vasco Cordeiro foi assumido durante o debate realizado, ontem à noite na RTP/Açores, durante o qual o líder socialista abordou um conjunto de temas como a Reforma da Autonomia, Educação, Agricultura, Emprego, entre outros.
O líder dos socialistas açorianos aproveitou a ocasião para recordar os avanços que, em vários indicadores, a Região tem registado desde a melhoria no setor de Educação onde reconheceu ser necessário ir mais além. “Nos últimos quatro anos investimos cerca de 100 milhões de euros na modernização do parque escolar, mas ainda temos investimentos para realizar em várias escolas”. Vasco Cordeiro sublinhou ainda “a evolução muito positiva” que os Açores têm registado ao nível, por exemplo, da taxa de transição, da taxa de conclusão do ensino básico e da redução da taxa de abandono escolar precoce, entre outros, assinalando que, nos últimos anos, os Açores têm vindo a melhorar vários indicadores de modo mais rápido que outras regiões do País.
O desemprego foi outro tema abordado pelo Presidente do PS/Açores que se manifestou “inconformado” com a atual situação. “Não me conformo com uma taxa de 11% de desemprego”, afirmou, dando, no entanto, a garantia de que os Açorianos sabem que quem conseguiu, nos últimos 4 anos, ajudar a baixar uma taxa de 18 para 11%, certamente que irá reduzir ainda mais estes valores. A este propósito, Vasco Cordeiro referiu ainda haver muitos partidos da oposição que confundem programas de criação de emprego com programas ocupacionais, lembrando que estes últimos foram criados para salvaguardar as pessoas que já não tinham direito ao subsídio de emprego, de modo a que pudessem ter um rendimento, em troca de trabalho, para sustentar as suas famílias.
Relativamente à Agricultura, o líder socialista enfatizou ser necessário continuar a desenvolver políticas e ações que reduzam os custos de contexto das explorações e destacou que o atual desafio da fileira do leite deve-se às dificuldades de escoamento no mercado internacional, circunstância que, ainda assim, está a registar melhorias, criticando, ainda, a Comissão Europeia por tardar em compreender a situação vivida no setor.
No primeiro debate em que participou, no âmbito da eleições regionais do próximo dia 16 de Outubro, Vasco Cordeiro reiterou também o compromisso de avançar, na próxima legislatura, com a reforma da autonomia de modo a reforçar a proximidade entre eleitos e eleitores, considerando ser indispensável que este processo avance depois dos Açorianos se pronunciarem nas urnas. O Presidente do PS/Açores recordou que os últimos quatro anos foram repletos de desafios e que as famílias e as empresas açorianas puderam contar com o apoio de um governo regional que, até ao limite das suas competências e dos seus recursos, não se poupou a esforços para que os Açorianos vencessem, juntos, os desafios com que estamos confrontados. “A estabilidade política foi essencial neste caminho de recuperação que estamos a trilhar”, concluiu.