O Presidente do PS/Açores manifestou, esta terça-feira, o objetivo de diminuir a dependência dos Açores dos combustíveis fósseis, através do reforço e da implementação de mais projetos na área das energias renováveis.Vasco Cordeiro falava aos jornalistas, na ilha Graciosa, após visitar o projeto pioneiro de geração e acumulação de energia em baterias, Younicos.
O líder dos socialistas Açorianos entende que a “mobilidade elétrica é uma das áreas em que a diferença de preço entre os combustíveis fósseis e a energia elétrica será das mais significativas”, salientando também os ganhos do “ponto de vista ambiental, mas também da nossa economia, reduzindo a importação de combustíveis fósseis para os Açores”.
Vasco Cordeiro explicou que a abordagem que o PS defende é a de “valorizar os aspetos e os nichos em cada uma das ilhas, que lideram determinadas áreas”, como é o caso da Graciosa, que é “líder na questão relativa às energias renováveis e, sobretudo, na relação que se pode estabelecer entre a produção dessas energias e os desafios que existem do ponto de vista de conseguir a maior penetração possível de energias renováveis, em termos constantes”.
O Presidente do PS/Açores entende que nesta área há “um caminho que nós temos a fazer”, lembrando a proposta do PS de “criar um programa regional de apoio à mobilidade elétrica”, uma medida que é “um passo em frente neste percurso que a Região já tem feito, mas que acreditamos que tem ainda muito a dar”. “A partir da Graciosa, tendo em conta o papel de liderança que a ilha tem nesse domínio, podemos avançar, implementando e replicando, para outras ilhas”, salientou.
“O projeto Younicos testa a vantagem de podermos ter um fornecimento de energia o mais constante possível, sem as flutuações que derivam, por exemplo, do modo de produção eólico ou fotovoltaico. Este é um projeto que está a ser desenvolvido por investidores privados, que conta com o apoio dos sistemas de incentivo, o que comprova também o interesse da iniciativa privada por estes projetos”, realçou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.